A rota de fuga é o trajeto a ser seguido no caso de necessidade urgente de evacuação de um local em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergência.
As rotas de fuga são o caminho que os funcionários devem seguir em casos de acidentes que exijam a evacuação do local de trabalho. Mais do que ter placas de sinalização, uma empresa deve seguir certas exigências para que as instruções sejam colocadas de forma clara e de fácil entendimento, mesmo nos momentos de tensão.
A sinalização de rota de fuga deve ser contínua. Toda mudança de direção, saídas, escadas, rampas, degraus, devem ser sinalizados, ou seja, todo o percurso deve ser direcionado sem interrupções de modo que o ocupante da edificação consiga encontrar um local seguro, longe do risco.
Pratique a rota de fuga pelo menos duas vezes ao ano.
Rota de Fuga, filme que reuniu Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone em 2013, terá uma continuação. Segundo o Deadline, Stallone voltará para o papel de Ray Breslin, autoridade mundial em construções de segurança máxima que precisa fugir de uma das prisões que projetou.
Quanto a Rota de Fuga, o primeiro filme está agora disponível na Netflix. Já Rota de Fuga 2 e Rota de Fuga 3 estão disponíveis em DVD e em plataformas digitais para compra ou aluguel de filmes. Não está claro se a franquia terá outra sequência.
17 de outubro de 2013 (Países Baixos)
Rota de Fuga 2 - Hades - Looke.
FINAL DO FILME: O chefe de Ray em conversa com o diretor da prisão (Jim Caviezel) revela que o mandou para lá e está atrás do segredo de um prisioneiro que desenvolveu um sistema capaz de gerar colapso no sistema bancário mundial e que diversos estão dispostos a pagar uma fortuna por essa informação.
Quem deve fazer um PAE? É necessário que a elaboração de PAE seja executada e assinada por um técnico legalmente habilitado, preferencialmente um Engenheiro de Segurança do Trabalho, que inclua também a responsabilidade técnica (ART).
1.
O plano de emergência deve conter as seguintes informações:
4 - Objetivos O Plano de Emergência do estabelecimento tem por objetivo a preparação e organização dos meios existentes para garantir a salvaguarda dos seus ocupantes em caso de ocorrência de uma situação perigosa, nomeadamente de incêndio.
Passo a passo para fazer um plano de emergência contra incêndio
O que deve constar em um PPCI?
Um sistema eficiente de combate a incêndio pode ter:
O PPCI é uma sigla que significa plano de prevenção e proteção de combate a incêndio, baseado em um conjunto de ações que possam garantir a segurança das pessoas.
8. Quem é o responsável pelo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PPCI na sua forma completa/Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – PSPCI/Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB e pela sua execução?
Para realizar a solicitação, o interessado deve acessar o sistema no site dos bombeiros e clicar no campo "Plano Simplificado com Rico Baixo". É necessário realizar um cadastro com informações pessoais e do imóvel a ser analisado. Após o cadastro, uma guia será emitida com a taxa a ser paga.
A elaboração do PPCI deve ser realizada por um profissional habilitado com nível superior e que possui o credenciamento no Conselho Geral de Engenharia e Agronomia.
1º Etapa - Online, através do SISBOM-MSCI, disponível em https://sisbom.cbm.rs.gov.br/msci/, utilizando o login e senha gerado no sistema; 2º Etapa - Entrega da via física do PPCI na unidade do Corpo de Bombeiros responsável pelo município.
O AVCB/CLCB solicitado pelo sistema Via Fácil Bombeiros pode, após aprovada a vistoria, ser impresso pelo próprio solicitante, não sendo necessário comparecer às unidades do Corpo de Bombeiros para retirar o documento. Para tanto, clique na solicitação no link “aprovada com AVCB emitido” / “CLCB emitido”.
Requerimento de PSPCI Na tela inicial do sistema, o usuário deverá se logar, com o e-mail e senha cadastrados. Em seguida, deverá escolher a modalidade desejada: Planos simplificados com risco baixo. Obs.: Até o momento, apenas a opção 'Plano Simplificado com risco baixo' está habilitada.
O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio....Quanto maior for o risco da mesma, mais perto os extintores devem estar do operador, obedecendo os seguintes critérios:
Independente da área da edificação, se o risco for leve e a altura for superior a 9 metros, o projeto de incêndio deverá ser apresentado. Já se o risco for moderado ou elevado, edificações com altura acima de 6 metros já deverão apresentar o projeto.