Diferentemente da imprudência e da negligência (conceitos relacionados à falta de cuidado e atenção), a imperícia é a inabilidade e a ausência de conhecimento técnico. ... No caso dos motoristas, que são habilitados e passaram por treinamento, a imperícia, normalmente, está relacionada à falta de prática na atividade.
A negligência ocorre quando o condutor age com indiferença ou falta de atenção. Ou seja, deixa de fazer a sua obrigação e tem falta de cuidado, muitas vezes, propositalmente. Exemplos mais comuns: falta de manutenção no veículo e conduzir com pneus gastos.
Principais causas dos acidentes. ... Não esqueça: “acidente evitável”, é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo. A condução defensiva é indispensável no aperfeiçoamento de condutores.
Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.
Os tipos de situações adversas são: * Iluminação -luz, ofuscamento, penumbra e noite. * Tempo – condições climáticas, chuva, granizo e neblina. * Vias – vias mal conservadas ou mal sinalizadas.
Conheça as condições adversas do condutor