São organismos invertebrados e não segmentados. Os nematelmintos apresentam, geralmente, vida livre, sendo encontrados em ambientes aquáticos (tanto de água doce, quanto salgada), ou em ambientes terrestres úmidos. Podem, também, se alojar no interior de outros organismos, atuando como parasitas.
Resposta. platelmintos: São principalmente aquáticos, vivendo nos mares, em córregos, lagos e pântanos ou em ambientes terrestres úmidos, arrastando-se no chão sobre um muco que produzem na parte ventral do corpo. Alguns tem vida livre, outros parasitam animais diversos, principalmente vertebrados.
Eles vivem, principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos.
( ) São considerados vermes os platelmintos, também chamados de vermes cilíndricos; e nematelmintos ou vermes achatados. ( ) Os platelmintos estão divididos nas Classes Trematoda, Cestoda e Turbellaria, sendo que as duas primeiras são constituídas por animais parasitas.
Abaixo mostramos algumas das verminoses mais comuns:
Planária
Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.
Teste online para saber se está com vermes
Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.
O melhor tratamento para vermes é feito com medicamentos, mas também é importante lavar bem as mãos para evitar a transmissão dos ovos desses microrganismos para outros indivíduos, especialmente após defecar ou antes de cozinhar.
Olá, o leucograma não faz diagnóstico de parasitose intestinal, mas o aumento dos eosinófilos (eosinofilia), pode ser ocasionada pela presença de verme. Procure seu médico para analisar seu leucograma e correlacionar com seus sintomas.
Existem verminoses, como por exemplo, a Esquistossomose, que para seu Diagnóstico, podem precisar da dosagem de anticorpos no sangue ou complementação com Ultrassonografia. Outras parasitoses podem se beneficiar de Radiografias para detectar a presença de ovos ou cistos.
Exames simples como o hemograma completo podem sugerir alergia quando há aumento de eosinófilos (células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo). A dosagem da Imunoglobulina E total pode ser feita em pacientes com história de rinite, asma e dermatite atópica.
Principais vermes identificados no exame Dentre os principais parasitas intestinais estão: Protozoários: responsáveis pela amebíase e giardíase; Helmintos: que provocam teníase, ascaridíase e ancilostomíase, também chamada de amarelão.
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.
O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de fezes. É possível detectar, por meio desses exames, os ovos do parasita causador da doença.
Os 3 piores parasitas do corpo humano
- Giardia lamblia: é a giardíase, que causa cólica e diarréia. - Schistosoma mansoni: esquistosomose ou xistosa, apresenta a famosa “barriga d'água”. Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose.