ANATOMIA NORMAL O arcabouço ósseo torácico (Figura 1) é constituído de 12 pares de arcos costais, o esterno, as clavículas e o segmento torácico da coluna vertebral.
A pleura, uma membrana serosa Ao chegar ao hilo pulmonar, a pleura visceral dobra-se sobre si mesma e transforma-se na pleura parietal, que reveste a superfície interior da cavidade torácica. Entre a pleura visceral e a pleura parietal encontra-se o espaço ou cavidade pleural.
Músculos abdominais da região anterolateral
Os músculos ântero-laterais são: reto do abdome ,obliquo externo e oblíquo interno, transverso e o piramidal.
Ações. Tendo como ponto fixo a caixa torácica, o peitoral maior se torna um adutor e rotador interno do ombro; suas fibras superiores realizam a flexão desta articulação. Tendo como ponto fixo o úmero, torna-se um depressor da cintura escapular e elevador das costelas, auxiliando na inspiração.
O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
O reumatologista poderá receitar medicamentos como relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina e antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina. As técnicas tipo TENS e ultrassom, usadas na fisioterapia, também podem auxiliar no controle da dor provocada pela fibromialgia.
Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.