O aeróbico é aquele que o consumo de oxigênio é principal fonte de energia para a queima de gordura e de longa duração. Já o anaeróbico, não utiliza o oxigênio sendo de alta intensidade e curta duração.
O exercício anaeróbico mais praticado é a musculação que, além de diminuir a gordura corporal e promover o ganho de massa muscular, melhora a postura, fortalece os ossos e melhora a função cardiorrespiratória. Veja outros benefícios da musculação.
Objetivos. Por costumar ser uma atividade de longa duração, o exercício aeróbico estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular. Isso porque ele aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar a fim de suprir o músculo de energia.
Além de aumentar o consumo máximo de oxigênio, o treinamento aeróbico aumenta também a atividade das enzimas oxidativas, os estoques de glicogênio intramuscular, a densidade e capacidade mitocondrial dos músculos, melhora a capacidade de difusão pulmonar, o débito cardíaco, a densidade capilar e o controle da saturação ...
As fibras SO e FOG não apresentaram diferença na medida de suas áreas quando submetidas aos dois exercícios, já as fibras FG tiveram um aumento, tanto no treinamento aeróbio, como no treinamento anaeróbio. Concluímos que as fibras FG hipertrofiam e dão mais potência à contração do músculo.
A capacidade aeróbia que pode ser definida como a capacidade máxima de absorver, utilizar e transportar oxigênio, durante um exercício físico, então quanto mais longo for o exercício ou atividade física maior será a necessidade de oxigênio para proporcionar ao organismo humano uma maior resistência aeróbica.
O Teste pode ser realizado em diversos aparelhos( ergômetros) , sendo os habituais, a esteira ergométrica e a bicicleta estacionaria, este teste utiliza-se uma mascara facial ou sistema de bucal, com monitorização constante do ritmo cardíaco com eletrocardiograma(ECG), oximetro de pulso e medidas de pressão arterial.
Para medir a resistência aeróbica dos Adultos Maiores utilizou-se o Teste de Mazorra Zamora, o qual consiste em caminhar ao redor de um terreno medido por 15 minutos para os Adultos Maiores Sedentários e 30 minutos para os Adultos Maiores Ativos.
Alimentação, aquecimento e respiração podem ser seus parceiros neste desafio
Resposta. 1- A alimentação é essencial para melhorar a resistência aeróbica. 2- O aquecimento prepara o corpo para a carga e para os exercícios de resistência. 3- A respiração abdominal permite a maior absorção de oxigênio.
Resposta:
A resistência aeróbia é capaz de promover diversos benefícios para a saúde, como também prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de enfermidades. Isso porque os exercícios são capazes de fortalecer o sistema imunológico. Sendo assim, ela é eficaz contra a formação de doenças como osteoporose e diabetes.
Na fisiologia do exercício considera-se que existam três fatores determinantes para o desempenho de um atleta em corridas: o consumo máximo de oxigênio (VO2 max), o limiar anaeróbico e a eficiência da corrida.
TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA AERÓBIA E TÉCNICA EM NADADORES DE 9-10 ANOS DE IDADE.