Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA (sigla em inglês de desoxiribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado na mitocôndria e no cloroplasto, e o RNA (sigla em inglês de ribonucleic acid) ou ARN, (ácido ribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado no ...
Os ácidos nucleicos são macromoléculas de caráter ácido que foram encontradas primeiramente no núcleo da célula. Atualmente sabemos que o DNA pode ser encontrado tanto no núcleo celular (formando os cromossomos e parte dos nucléolos), quanto na mitocôndria e nos cloroplastos.
A sua principal função é armazenar informações necessárias para a construção de proteínas e ARNs (ácido ribonucléico, responsável pela síntese de proteínas) e sua replicação. ...
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
Assim como o DNA, o RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico. Essa molécula é essencial na síntese de proteínas, já que ela funciona como uma intermediadora capaz de expressar as informações presentes no DNA.