A mastoidite é uma infecção bacteriana da apófise mastoide, que é o osso proeminente que se encontra atrás do ouvido. Essa doença costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada ou inadequadamente tratada se dissemina do ouvido médio ao osso que o circunda – a apófise mastoide.
A otite média aguda é uma inflamação da orelha média que pode envolver outros espaços pneumatizados do osso temporal por contiguidade. Quando ela ocorre simultaneamente a mastoidite o termo otomastoidite é usado.
Equipe Oncoguia
O que são tumores dos ouvidos? Tumores dos ouvidos são crescimentos fora da orelha ou dentro do canal auricular. O canal auricular é um tubo que conecta a parte externa da orelha com o tímpano. Tumores dos ouvidos podem ser cancerosos ou não cancerosos.
No entanto, quando um inseto entra no ouvido, ele pode causar desconforto, dificuldades auditivas, coceira ou dor, pois se ele ainda estiver vivo, pode tentar sair, produzindo uma sensação desconfortável e causando pequenos ferimentos devido aos seus movimentos.
Osteoma de meato acústico externo (MAE) corresponde a um crescimento ósseo anormal e benigno, que se desenvolve como uma massa semiesférica abaixo da pele do conduto e pode causar obstrução.
O osteoma é uma lesão osteogênica benigna que pode acarretar em uma queixa estética aos pacientes. Seu tratamento consiste na remoção cirúrgica e osteoplastia.
Normalmente é acompanhado por ortopedistas, porém como está localizado nos seios da face recomendo avaliação de um otorrinolaringologista ou cirurgião geral especializado em cabeça e pescoço.