A Educação Inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 90 quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial, e em 1994 foi proclamada a Declaração de Salamanca que “define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...
As diretrizes curriculares para a formação do pedagogo propõem a importância da pesquisa para que através das experiências estudadas, o pedagogo tenha um olhar mais crítico e reflexivo para a realidade do cotidiano escolar, da diversidade de sujeitos inseridos na escola, os problemas socioculturais e educacionais, ...
A pesquisa, na sua formação é uma forma de mostrar, para os futuros professores, como é importante buscar novos conhecimentos, pois é preciso ser inovador, ser criativo, perante alunos que estão sempre curiosos frente a novos conteúdos.
A pesquisa tem o papel de contribuir para formação de profissionais que possam, efetivamente, participar do processo de emancipação das pessoas, por meio de uma prática que favoreça ações propositivas em sala de aula, como a leitura crítica do seu cotidiano.
Resposta: As pesquisas têm uma grande preocupação com seu rigor e qualidade, e, sem dúvida, são fundamentais para que trabalhos de qualidade possam ser produzidos e, consequentemente, repassados ao cotidiano escolar para que contribuam para o bom desempenho da educação no país.
A pesquisa acadêmica tem como preocupação a originalidade, a validade e o reconhecimento científico, enquanto a pesquisa realizada pelos professores tem preocupação com a realidade e sua transformação. Busca melhorar as práticas pedagógicas e garantir que o professor seja autônomo em seu trabalho.
Saiba como fazer uma boa pesquisa acadêmica em 10 passos