LOCALIZAÇÃO DOS EXTINTORES
Ao usar o extintor Co2, evite segurar a mangueira do extintor pelo difusor, que é a parte laranja ou vermelha de plastico como a da foto, porque o gás Co2, ao entrar em contato com a atmosfera se torna um gás muito frio, que acaba resfriando muito o difusor, podendo causar queimaduras na mão do operador do extintor.
Como utilizar:
Os extintores de incêndio são equipamentos utilizados no combate a princípios de incêndio. ... Os extintores mais comuns são: Extintor de água pressurizada – para combate a fogos de classe A (papel, plástico, tecido, madeira, estopas, papelão, etc).
O extintor de espuma deve ser recarregado anualmente. Os extintores devem ser colocados em locais de fácil visualização, de fácil acesso e onde haja menos probabilidade do fogo bloquear o seu acesso.
Algumas recomendações que podem contribuir para evitar incêndios:
Após esse procedimento, segure o extintor no sentido vertical, aponte para a base do foco, aperte o gatilho e faça movimentos em forma de leque até que acabe a fumaça. Todo cuidado é pouco! Evite guardar objetos ou frascos que possam conter vapores ou líquidos inflamáveis, como esqueiros, perfumes, etc.
ABC: Esses extintores são utilizados para o combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis, madeiras e equipamentos elétricos. Normalmente, eles são compostos por um pó amarelo a base de Amônia.
- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
É necessário rasgar o selo e puxar o pino de segurança; 4. Direcione o extintor para o local do fogo: Não desperdice o conteúdo do extintor. Apague o fogo através de sua base, diminuindo o que o mantém aceso.
Tipo de extintor com Pó Químico – serve principalmente para conter foco de incêndios de classe B envolvendo líquidos e combustíveis inflamáveis. Funciona por abafamento, que interrompe o processo de combustão e a reação em cadeia causada pelo incêndio. Também serve para classe A e C.
PÓ QUÍMICO – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão. Por nao ser condutor de eletricidade, pode ser utilizado também em incêndios de classes A e B. ...
O extintor de pó químico seco é utilizado para combate a focos de incêndio de origem inflamável e elétrico, tem em sua composição bicarbonato de sódio e ou potássio que em contato com o foco de incêndio desencadeia-se um processo químico que transforma em vapor de água, controlando o incêndio.
Nota: Fica a critério e responsabilidade da Empresa de Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio a realização da recarga de extintores com carga de Dióxido de Carbono a cada 12 (doze) meses. Entretanto, deve ser respeitado o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga.