O VCM, que significa Volume Corpuscular Médio, é um índice presente no hemograma que indica a média do tamanho das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. O valor normal do VCM é entre 80 e 100 fl, podendo variar de acordo com o laboratório.
Os índices hematimétricos são parâmetros de avaliação das hemácias no que diz respeito ao tamanho destas células e à distribuição da hemoglobina nestas, por isso são importantes e servem especialmente para a classificação das anemias.
O que são VCM, HCM, CHCM e RDW? O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias. Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído.
Sintomas de anemia
Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:
Os doces oferecem energia de forma simples, mas também contêm muitas calorias. Essas calorias, associadas à falta de atividade física da pessoa com anemia tende a engordar, principalmente enquanto não se corrige a anemia.
De forma geral, quando acontece a perda de peso não intencional e sem motivos aparentes, pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.
Doenças que emagrecem Danielle afirma que algumas doenças apresentam a perda de peso como um dos sintomas, como diabetes, hipertireoidismo, doenças do intestino, como doença de Crohn, colite e diverticulite, doença celíaca, câncer, AIDS, depressão, anorexia, bulimia e até mesmo o uso de drogas e álcool.
Mais uma dúvida recorrente entre as pessoas que querem ver os ponteiros da balança baixarem: beber água emagrece? A resposta é sim. Beber água emagrece, porque além de contribuir para o bom funcionamento do organismo ela acelera o metabolismo.
Para que haja a redução de gordura corporal, caracterizando o emagrecimento, é necessário que haja um déficit de energia. A quantidade de energia ingerida deve ser menor do que a quantidade gasta.
Quando você perde massa magra (usada pelo organismo como fonte de combustível), compromete o bom funcionamento do cérebro que, sem energia, altera funções essenciais e faz com que a pessoa sinta mais irritação, confusão mental e mau humor.