Investigar a dinâmica da personalidade da criança em sua singularidade, de modo a compreender o mundo vivencial da criança, sua estrutura afetiva, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e a maneira como os enfrenta.
O teste QUATI é uma ferramenta investigativa baseada na teoria Junguiana e em sua tipologia. Tem como objetivo definir estilos cognitivos e de comportamento individual, fazendo a classificação de características semelhantes e diferenças em determinados grupos.
Apercepção (do latim ad-, "para, em direção a" e percipere, "perceber, ganhar, garantir, aprender ou sentir") é um dos vários aspectos da percepção e consciência em campos como psicologia, filosofia e epistemologia.
A percepção sensorial é uma função do cérebro que envolve os sentidos, coordenação motora, nossa relação com o espaço e a percepção das situações ao nosso redor. Através destes mecanismos sensoriais, interpretamos o mundo e absorvermos conhecimento, expandindo nossa cognição e inteligência.
“Fala-se de uma percepção delirante, quando a uma percepção real se atribui, sem motivo emocional ou racionalmente compreensível, um significado anormal... no sentido da auto-referência“ 2.
Entre as principais causas de alucinações estão: Transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia e depressão psicótica. Doenças graves, AIDS, deficiência renal e tumores no cérebro. Epilepsia.
A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.
A sensação é basicamente uma resposta de um receptor sensorial a estímulos externos, ou seja, é uma resposta fisiológica do organismo. ... A percepção, por outro lado, é o julgamento dado pelo sujeito com base nas informações das sensações. É a interpretação por parte do indivíduo do que foi captado pelos sentidos.
Dentre as principais características da percepção, pode-se citar: atenção; interpretação; sensação.
Os olhos são os órgãos responsáveis pela visão, um dos sentidos que fazem parte da percepção do mundo.
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
Basicamente é preciso ser rápido nos itens observação e orientação para tomar decisões e, então, agir.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
Coloque os tapetes estendidos sobre o chão distantes um do um outro, mantendo espaço entre eles para que as crianças se locomovam com autonomia. Realize a proposta mais vezes em seu cotidiano, possibilitando que os bebês explorem os tapetes em diferentes espaços e momentos.
Dentre os materiais possíveis, sugerimos: algodão, papel de lixa, botões, espuma, goma Eva, paus de madeira, objetos de plástico, papel com distintas texturas… A base para colar o material pode ser papel cartão, caixas de papelão ou um tecido grosso e firme para evitar escorregões.