O valor médio para pH foi de 3,24, esse parâmetro influencia principalmente na forma a qual as antocianinas encontram-se presentes e na estabilização do suco (WROLSTAD; DURST; LEE, 2005 apud GURAK, 2008).
Suco de babosa. A babosa tem propriedades calmantes que ajudam a acalmar a inflamação do esôfago e do estômago, diminuindo a dor e a queimação provocadas pelo refluxo, sendo útil também no tratamento da gastrite.
Frutas não ácidas Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.
Além do consumo diário de duas porções de iogurte, dose recomendada pela bioquímica Maricê, quem sofre com quadros recorrentes de dor de estômago deve fazer uma seleção caprichada à mesa. Segundo Dan Waitzberg, opções que alastram o fogo estomacal, como café e bebidas alcoólicas, estão proibidas.
As bebidas permitidas nesta fase são: água, chá com adoçante, água de côco e sucos de frutas naturais com adoçantes dietéticos, Gatorade.
Problemas na garganta ou pulmão. O ácido que reflui do estômago para o esôfago também pode alcançar a garganta e provocar dor, inflamação nas cordas vocais e rouquidão. Quando inalado, o ácido pode chegar ao pulmão e causar sintomas de asma ou pneumonia de aspiração.