O Que Unço Espiritual?

O que unço espiritual

Hoje está na moda nos meios religiosos o uso de palavras como unção, ungir, ungido. Apesar de as pessoas estarem falando por aí a respeito dessa “unção”, creio que poucos sabem exatamente o que significam essas palavras dentro do contexto da Bíblia. Nesse artigo espero mostrar de forma simples o que é cada uma delas. Você saberá exatamente o que a Bíblia ensina sobre elas.

Qual é a origem do mundo espiritual?

Algumas igrejas ainda mantém o costume de ungir pessoas e objetos, porém, creio que, após Jesus Cristo, a unção que devemos buscar é aquela que Deus nos dá através do seu Espírito. Os símbolos rituais não são mais necessários, pois Cristo é a unção única e definitiva. “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” (1 João 2. 27)

Vemos pessoas correndo, pulando, gritando, falando uma língua desconhecida, desmaiando, alegando ter sido arrebatada espiritualmente, indo para o inferno e depois retornando em certos cultos….

O que é a unção de Deus?

O que é a unção de Deus?

Inclusive, para compreender melhor a unção do Senhor recomendo que também leia o seguinte artigo: Ide e Pregai o Evangelho ─ Estudo sobre a Grande Comissão.

Muitas pessoas confundem a unção com o poder de Deus, mas o fato é que a unção não é o poder! A unção é a capacitação que Deus te dá para manifestar o poder.

A priori, a unção com óleo, como foi descrita no NT parece se restringir ao seu uso na cura dos enfermos e como um símbolo externo da unção que Deus mesmo derramou sobre um filho Seu, separando-o para um ministério. Quando não se tem certeza se o Senhor quer o óleo, é melhor não usar.

Palavras finais a respeito da unção de Deus:

Jesus se entregou na cruz, ressuscitou por mim e por você. Seu maior objetivo é nos equipar para servir e pregar o evangelho assim como Ele pregou durante Seu ministério terreno (1 Pedro 2: 9-10). 

Vamos dar agora um sentido mais prático para todas as definições acima. Explicando de uma maneira mais simples, ‘unção’ é o poder de Deus, a capacitação divina que vem sobre nós diretamente pelo Espírito Santo quando nos convertemos a Jesus e, principalmente, após o nosso ‘Pentecostes pessoal’, ou seja, após o batismo com o Espírito Santo, onde passamos a falar em outras línguas, recebemos os dons espirituais e a capacitação para exercer o nosso chamado e realizar a vontade de Deus com uma força diferente daquela a que estávamos acostumados a usar através da nossa carne (1 Jo 2: 20). Dessa maneira, o Senhor nos separou para Ele, e através da ação contínua do Seu Espírito em nós, Ele mesmo vai operar em nossa alma a santificação. Quanto mais exercitamos os dons espirituais, mais unção nós recebemos de Deus. Um exemplo é a história do profeta Samuel. A bíblia diz que, de ano em ano, Ana levava a Samuel uma nova túnica. Ele crescia em estatura e sua mãe lhe dava uma túnica apropriada ao seu tamanho. Isso simbolizava a unção que o Senhor derramava sobre sua vida a cada momento, pois ele o servia com fidelidade (1 Sm 2: 18-19; 21; 26).

- Apocalipse explicado - Versículo por Versículo - pelo Professor André Sanchez (acesse aqui)

Como é o mundo espiritual?

Como é o mundo espiritual?

“Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.” (1 Samuel 16. 13)

Curiosamente a Bíblia não fornece muitas informações sobre a origem do mundo espiritual. Os textos bíblicos se concentram muito mais nas informações acerca da criação do mundo material. Então tudo o que sabemos é que o mundo espiritual foi criado por Deus, mas não é possível saber especificamente qual foi o momento exato em que isso aconteceu.

QUER RECEBER ESTUDOS BÍBLICOS GRATUITOS EM SEU E-MAIL?

A Bíblia também fala da existência de anjos bons e anjos maus. Todos os anjos foram criados por Deus num estado de pureza. Mas parte da classe angelical não guardou seu estado original e caiu em desobediência e rebelião diante de Deus (João 8:44; 2 Pedro 2:4; Judas 6). Saiba mais sobre os anjos caídos.

“Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou” (1 Jo 2: 27).

Qual a diferença entre Unção, Dom, Autoridade e Poder de Deus?

Atualmente, na igreja, especialmente nos pentecostais e neopentecostais, costuma-se confundir “unção” com “sentimento”, isto é, aquilo faz a gente chorar no meio do culto. 

As passagens bíblicas que falam sobre a natureza dos anjos são lembretes frequentes acerca da beleza do mundo espiritual. Os anjos são seres espirituais criados por Deus (cf. Salmos 148:2-5; Colossenses 1:16). Eles possuem juízo moral, grande inteligência e não estão sujeitos à morte ou a necessidade de reprodução.

Além disso, a unção simbolizava capacitação para o serviço e é associada ao derramamento do Espírito de Deus (1 Sm 10: 1; 6; 9; 1 Sm 16: 13; Is 61: 1; Zc 4: 1-14 – a unção de Deus sobre Josué e Zorobabel, o sacerdote e o governador de Judá na época da reconstrução do 2º templo – Ag 2: 21).

Quem tem a unção de Deus?

Vemos também que no Antigo Testamento se ungiam objetos que teriam um uso sagrado. Era uma espécie de unção especial com um óleo especial que só era usado para esse fim. “E tomarás o óleo da unção, e ungirás o tabernáculo e tudo o que nele está, e o consagrarás com todos os seus pertences; e será santo.” (Êxodo 40. 9)

A Bíblia fala de uma ocasião em que isso aconteceu. Certa vez o profeta Eliseu foi cercado por um grande exército sírio em Dotã durante a noite. Pela manhã, o servo do profeta se levantou e viu que a cidade estava cercada. O servo do profeta ficou desesperado, pois pensava que não havia nada mais a ser feito. Mas o profeta Eliseu orou a Deus para que os olhos do seu servo fossem abertos. Então quando Deus lhe abriu os olhos, aquele moço conseguiu enxergar que havia ao redor deles muitos cavalos e carros de fogo (2 Reis 6:17).

Os anjos e o mundo espiritual

Os anjos e o mundo espiritual

Algumas “unções” citadas na modernidade que, segundo alguns dizem, são manifestações do Espírito de Deus, tais como, unção do riso, do leão, da casa própria, de Abraão, do cair no Espírito, etc., são estranhas ao que a Bíblia chama de unção. São manifestações carnais e sem embasamento bíblico.

Nós vimos no início do texto que o emprego do óleo no AT foi levado até o NT para ungir os enfermos (Tg 5: 14), restaurando a saúde e a vida. Aqui é interessante ressaltar que, embora sendo um símbolo exterior da unção inteiror dada por Deus como eu comentei, a unção com óleo não é algo fictício; muito pelo contrário, ela é real, quando o azeite é consagrado em oração e entregue debaixo do controle do Espírito de Deus para agir de acordo com a Sua vontade (O Senhor usa um filho ungido Seu para ser o veículo de poder para o Seu Espírito). Uma das características interessantes é que o óleo ungido carrega a luz divina para manifestar o que estava oculto. Por isso, quando queremos consagrar uma pessoa ou curá-la de alguma enfermidade, precisamos ter o dom de discernimento de espíritos para perceber se há algum espírito maligno oculto nela ou naquela enfermidade. Primeiro se expulsa o demônio, depois se consagra a pessoa, se for este o caso.

Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade

Quando a pessoa pode receber a unção dos enfermos?

Quem pode receber a unção O 'Ritual da Unção dos Enfermos' destaca que esse sacramento pode ser ministrado aos fiéis que adoecem gravemente por enfermidade (n. 8); antes de uma operação cirúrgica, “sempre que uma doença grave for a causa da intervenção” (n. ... Ritual da Unção, n. 6).

Quais são os efeitos do sacramento dos enfermos?

O conteúdo do sacramento é a graça do Espírito Santo, cuja unção (efeito) apaga os delitos e as sequelas do pecado, consola e confirma a alma do doente, excitando nele uma grande confiança na misericórdia divina e, eventualmente, obtém a saúde do corpo quando for conveniente à salvação da alma.

O que é confissão dos pecados?

A confissão, reconciliação, sacramento da penitência ou sacramento do perdão é um sacramento que envolve o perdão de pecados perante um padre (presbítero) ou bispo, que neste momento atua em nome de Cristo, e o recebimento do perdão divino das faltas confessadas e de uma penitência (reparação de danos causados pelo ...

Como confessar os pecados?

Reze para ser honesto e penitente. É sempre bom rezar um pouquinho antes de se confessar. Peça a Deus para que tudo corra bem, que você não se esqueça de nada e que a sua penitência seja verdadeira e significativa. Entre no confessionário com a melhor das intenções.

O que é uma confissão geral?

M. — Chama-se confissão geral a revisão de todas as culpas cometidas durante a vida, ou em grande parte dela.

Quem pode se confessar?

Não só é permitido como é obrigatório para todo católico batizado que já atingiu a idade da razão (entre os 7 e os 9 anos).

Quem pode fazer o crisma?

Quem pode fazer? Todo cristão católico que esteja em estado de graça (isto é, não ter cometido nenhum pecado grave) e que anteriormente já tenha recebido o sacramento do batismo e da eucaristia, pode e deve receber a Crisma.

Quais são os pecados mortais da Igreja Católica?

E, para além da Confissão, a Igreja diz que o perdão depende também do arrependimento. 10 são os Mandamentos da Lei de Deus, ditados a Moisés no Monte Sinai. Também eles contêm várias proibições....PECADOS ANTIGOS

  • Soberba.
  • Avareza.
  • Luxúria.
  • Ira.
  • Gula.
  • Inveja.
  • Preguiça.

Quais são os 7 pecados mortais do mundo?

Gula, luxúria, inveja, preguiça, ira, soberba e avareza são alguns dos mais conhecidos sentimentos que são comuns a todos os seres humanos. Tão ou mais antigos que o catolicismo, os 7 pecados capitais foram reconhecidos pela Igreja Católica por volta do século VI.

O que fazer para pedir perdão a Deus?

Deus diz que quando você pede perdão com um coração sincero, ele é fiel para perdoar. Diga a si mesmo que crê nele e diga o mesmo a Deus. A palavra diz em I João 1:9 que “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Ore com esse versículo e creia.