Nesse sentido, o pluralismo moral é uma tentativa não de justificar o status quo, mas de propor uma vida moral mais ampla e passível de possibilidades, dentro de um sistema moral justificado e unificado, evitando, assim, o dogmatismo restritivo do monismo e a permissibilidade perniciosa do relativismo.
A ética é também conhecida como filosofia moral; é o estudo dos humanos quanto ao fato de serem certos ou errados, justos ou injustos. Já a violência, segundo Chauí (1998), se caracteriza por todo ato que vai de encontro à liberdade e a vontade de alguém, podendo ser de ordem física ou psíquica.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Etimologicamente, violência vem do latim vis, força, e significa: ... A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos, inertes ou passivos.
A ética prega valores que fazem com que o respeito e o conforto social seja disseminado para todos , e a violência transgride esse fato de maneira que , violentando uma pessoa , você está desrespeitando-a , indo assim , contra a ética de um determinado povo.
Resposta. A Ética, que iremos encontrar dentro da sociedade, irá avaliar a agressão através de leis (NESSA sociedade), e assim, buscar melhores condições de solucionar os problemas. Porém, dependendo do ponto de vista, pode existir mais de uma solução, mas é importante lembrar que a ética trabalha (também) com leis.
Resposta. Ética é constituída por: costumes, MORAL, sociedade e relaciona-se com a liberdade (consequência, escolhas [boas ou ruins], normas [limites]). Na moral, inclui-se valores, família, noção de justo, injusto, bem, mal, respeito, etc. Espero ter ajudado!
No caso de Habermas, A Ética do Discurso fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, que sugere uma fundamentação racional-intersubjetiva da escolha sobre valores, numa razão comunicativa entre sujeitos que cooperam na busca da verdade. Supõe normas racionalmente validáveis.
Ética do discurso na construção normativa Habermas afirma que para que uma norma seja válida ela deve partir de um diálogo entre diferentes partes que apresentem diferentes argumentos, portanto o Discurso tem grande importância para a democracia e a legislação democrática.
A Ética do Discurso de Habermas (1989a) é conhecida por sua sugestão de que a racionalidade e a argumentação deveriam guiar os seres humanos no processo de decisão daquilo que faz sentido e daquilo que aceitam como correto para suas vidas.
A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. ... A felicidade é a prática de uma vida virtuosa.
A Ética para Maquiavel Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
Para Aristóteles, o fim último leva à felicidade, essa felicidade é identificada com o viver bem e fazer o bem, a virtude pertence ao homem melhor, o bem é a máxima realização que o homem quer atingir, embora particular, ao mesmo tempo ele transcende o individual e se realiza com o bem maior desejado por todos.
Aristóteles acreditava que a ética caracteriza-se pela finalidade e pelo objetivo a ser atingido, isto é, que se possa viver bem, ter uma vida boa, com e para os outros, com instituições justas. ... Uma postura ou conduta ética pode ser a realização de um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais.
Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. ... A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional.
A teoria aristotélica da gravidade afirmava que todos os corpos se movem em direção ao seu lugar natural. Para alguns objetos, Aristóteles afirmou que o lugar natural tinha de ser o centro da Terra, e, portanto, eles cairiam em direção a ela. ... A velocidade desse movimento era supostamente proporcional à massa do objeto.
Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Há uma relação entre política e educação na Grécia antiga. ... Só aquele capaz de legislar deve contribuir para a educação.
Quem foi Aristóteles? Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, na Macedônia, em 384 a.C. Foi um dos três grandes filósofos da Grécia Antiga, tendo convivido e estudado com Platão. Sabe-se que, em sua juventude, teve uma sólida formação em ciências, o que influenciou bastante a sua produção filosófica.
Aristóteles (em grego clássico: Ἀριστοτέλης; romaniz.: Aristotélēs; Estagira, 384 a.C. — Atenas, 322 a.C.) foi um filósofo grego durante o período clássico na Grécia antiga, fundador da escola peripatética e do Liceu, além de ter sido aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.
Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Estagira, na Macedônia (então sob influência grega e onde o grego era a língua predominante), filho de um médico. Aos 17 anos foi enviado à Academia de Platão, em Atenas, onde estudou e produziu filosofia durante 20 anos.
322 a.C.
322 a.C.
62 anos (384 a.C.–322 a.C.)
Cálcis, Grécia