adj. e s. Monolingue, que, ou aquele que é capaz de usar fluentemente uma só língua.
Resposta: Não sei como poderia favorecer, pois não vejo aspectos positivos. Mas poderia prejudicar no sentido de que estaríamos colocando povos e culturas em risco. O Brasil é um país polinguístico (como tantos outros) e devemos preservar isso.
Muitos indígenas falam ou entendem mais de uma língua. Em algumas comunidades, falar várias línguas é comum. Esse fenômeno é conhecido como multilinguismo.
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
Quando se fala de surdez, o termo bilíngue significa que a pessoa sabe português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que é utilizada por uma parcela de surdos, conhecidos como surdos sinalizados ou não oralizados.
O surdo que enxerga, se comunica através de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a pessoa que além de não ouvir é cega? -Essas pessoas se comunicam através do método Tadoma,que permite ao surdo cego a comunicação através dos movimentos faciais.
Afirmou: "todos os que nascem surdos também são mudos, mas podem emitir voz, são totalmente privados da palavra", e "os cegos são mais inteligentes que os surdos", porque ele acreditava que a audição era o mais importante órgão dos sentidos. Assim, durante séculos, os surdos foram tidos como não educáveis.