A colonização no Rio Grande do Sul foi feita essencialmente por açorianos, alemães e italianos.
Pode-se dizer que foi difícil o começo de vida dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, visto que não havia nenhuma infraestrutura ou ajuda para a chegada dos mesmos; eles basicamente trabalhavam como os ex-escravos.
Italianos chegando de navio ao Brasil em 1907 (Acervo do Memorial do Imigrante). Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil em 1870, devido ao grande estímulo do governo, principalmente depois de 1850, quando o tráfico de escravos foi abolido no Brasil e os europeus substituíram a mão-de-obra escrava.
Confira algumas marcas que os colonos imigrantes deixaram em nosso município: Religiosidade: Os imigrantes traziam de seu país uma fé e uma prática religiosa. Logo que se instalavam em seus estabelecimentos buscavam o mais rápido possível construir uma capela para realização das celebrações religiosas comunitárias.
Diversas receitas italianas foram incorporadas nos hábitos culinários brasileiros, como o panetone no Natal, comer pizza e espaguete (principalmente no Sudeste), além da polenta frita. A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).
O imigrante alemão difundiu no Brasil a religião protestante e a arquitetura germânica; contribuiu para o desenvolvimento urbano e da agricultura familiar; introduziu no país o cultivo do trigo e a criação de suínos. ...
Aqui na Alemanha, a maioria das pessoas tem o costume de dividir o pão francês em duas metades, comendo primeiro uma e depois a outra, especialmente no café da manhã. É comum também passar um delicioso Frischkäse (algo parecido – bem de longe – com o nosso requeijão) no pão e ainda acrescentar geleia ou mel.
Os imigrantes contribuíram de diversas formas no desenvolvimento do país, entre elas podemos destacar: o processo de urbanização , com a transformação de antigos povoados em cidades; o desenvolvimento de atividades de comércio ou prestação de serviços e venda ambulante nas ruas; introdução de técnicas agrícolas mais ...
Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores.
O objetivo foi compartilhar com os alunos as informações reunidas nas pesquisas sobre o material arqueológico e, ao mesmo tempo, oferecer uma contrapartida cultural aos moradores. ...
A Influência dos árabes islâmicos na civilização ocidental foi fundamental e transformadora. O islamismo deixou como legado para nossa civilização importantes avanços e descobertas em diversas áreas e algumas delas são a numeração, o invento do papel, a Matemática, a Física e Química, a Medicina, Astronomia e Alquimia.
Os árabes contribuíram para a Medicina tanto pela preservação de textos gregos antigos - que eram vistos na Europa, durante a Idade Média, como "heréticos" - como de práticas egípcias, além de experimentos próprios.