EQST

O Que Um Trabalhador Empregado?

O que é um trabalhador empregado?

Empregado é o trabalhador subordinado, que recebe ordens, é pessoa física que trabalha todos os dias ou periodicamente, ou seja, não é um trabalhador que presta seus serviços apenas de vez em quando (esporadicamente) e é assalariado. Além do que, é um trabalhador que presta pessoalmente os serviços.

Qual a diferença entre trabalhador?

Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.

O que caracteriza um trabalhador como autônomo ou empregado?

Primeiro, o trabalhador autônomo é aquele que exerce sua atividade sem vínculo empregatício. Ou seja, não há subordinação e sua atividade econômica é realizada em proveito próprio. Já o empregado é toda pessoa física que prestar serviços de forma contínua ao empregador (excetuando contratos intermitentes).

Quais são as diferenças e responsabilidades do profissional que é autônomo e de um profissional que presta serviços para outra empresa no dia a dia?

Assim como o prestador de serviços PJ, o trabalho autônomo não gera vínculo empregatício com nenhuma empresa. O profissional que escolhe atuar dessa forma é economicamente independente e exerce suas funções com mais liberdade, não sendo obrigado a cumprir ordens.

Qual a diferença da legislação trabalhista para legislação para autônomo?

O trabalhador subordinado é aquele protegido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), já o trabalhador autônomo é quem trabalha por conta própria, sem chefe, sem horário e assumindo todo o risco da atividade.