Jamais jogue o absorvente no vaso. Do contrário, ele pode acabar entupindo. Não coloque o absorvente no bolso ou na bolsa, mesmo que ele esteja embrulhado com papel higiênico.
Não jogue cabelo em ralos, pias ou vasos sanitários Quando em maior quantidade, impedem a circulação do fluxo de água, grudando nos canos de forma pegajosa. Para evitar, use protetores de ralo e descarte os cabelos no lixo comum de seu banheiro.
Como descartar vasos sanitários
Use um pedaço de jornal, papel higiênico, ou papel para descarte para embrulhar seu absorvente com cuidado....Coloque o absorvente embrulhado na lixeira.
Escolha seu método
Riscos de usar absorvente interno Quando usado de forma correta, o absorvente interno é seguro e não faz mal à saúde, sendo uma forma higiênica de controlar a menstruação. Além disso, ele não machuca a pele, permite usar roupas à vontade sem se sujar e ainda diminui o odor desagradável da menstruação.
O coletor menstrual não pode ser reciclado. Quando for jogá-lo fora, lave-o, corte-o em pequenos pedaços e coloque-o no lixo comum. Isso não vai prejudicar o solo. O silicone é composto praticamente de silício, que é encontrado na forma natural na areia, no quartzo e nas rochas.
Para colocar basta:
Em relação à prática esportiva e a dormir com o coletor, não se preocupe: não tem problema nenhum. Naturalmente, existe o risco de alergia ao material. E ainda, se o coletor for maior do que o ideal para a mulher, existe também a possibilidade dele empurrar a uretra e aumentar o risco de infecção urinária.
Maior tempo de uso: Diferentemente dos absorventes interno e externo, que devem ser trocados a cada quatro horas, o coletor menstrual pode ficar até 10 horas direto.
Para ter a certeza que o coletor menstrual pegou vácuo e está bem encaixadinho você pode fazer um pequeno teste. Puxe o copinho para baixo e verifique se ele apresentou algum tipo de resistência ao sair, caso a resposta seja sim, é sinal que o vácuo foi formado e o coletor está aberto corretamente.
Não dá para sentir o coletor dentro de você Se posicionado de forma correta, você não vai sentir MESMO a presença do coletor menstrual. Agora, assim como o absorvente interno, se ele for colocado de forma errada, pode acabar até machucando.
Como usar o coletor menstrual - um guia completo em 12 passos
O VÁCUO ESTÁ FORTE DEMAIS Neste caso o coletor parecerá ligeiramente murcho. E sim, você adivinhou, ele vai vazar! Mas a boa notícia é que é possível regular o vácuo. Insira um dedo no canal vaginal ao lado do coletor menstrual e pressione gentilmente a parede vaginal em direção oposta ao coletor.
Ao contrário dos absorventes externos ou internos, o coletor não é descartável – seguindo as instruções de uso, pode durar até 10 anos. O estudo analisou também eventuais riscos do acessório à saúde feminina, e a conclusão é que ele não aumenta a probabilidade de infecções.
O coletor menstrual é uma espécie de copinho de silicone que coleta o sangue menstrual. Ele é considerado produto super seguro com quase nenhuma restrição e é indicado para todas as idades, desde o primeiro ciclo menstrual. Seu uso é indicado inclusive para pessoas que nunca tiveram relações sexuais.
"Não é preciso retirar o coletor menstrual para fazer xixi ou cocô." Verdade! O canal vaginal é totalmente separado dos canais pelos quais saem a urina ou as fezes, então você pode ir ao banheiro sem preocupação. Mas depois de defecar é possível que você tenha que checar para ver se seu coletor não saiu do lugar.
O uso deve ser avaliado pelo ginecologista nos casos de mulheres que não tiveram relação sexual ou acabaram de ter filhos. “Apesar do coletor ficar na entrada da vagina, ele poderá machucar o hímen e rompê-lo”, afirma Milena.
Se seu coletor possui cabos pode dar uma leve puxada para verificar se fez-se o vácuo. Se o coletor não abriu corretamente, não é necessário retirá-lo e reinserí-lo, você pode inserir o dedo médio fazendo com que algum ar entre e expandindo o coletor.
dobra diamante ninja
Com o dedo você consegue ajudar o coletor menstrual a abrir. É a dobra mais básica e é muito usada porque é fácil de fazer. Para algumas mulheres, pode acontecer de não abrir tão fácilmente, mas vale a pena tentar.