1. Tesbita. Refere-se a alguém que nasceu em Tisbé ou Tisbe ou algo similar. Tisbé era uma cidade da região de Gileade, no Oriente Médio antigo.
Tisbe (também transcrito Tisbé) era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1).
Sarepta (às vezes transcrita Tsarephat, na bíblia hebráica צרפת, Tzarfat) é uma antiga cidade costeira, fora dos limites de Israel pertencente à Sidônia, na costa mediterrânea do Líbano. Atualmente o sítio de Sarepta localiza-se no distrito libanês de Sarafand. Era um território Fenício cerca de 18 km ao Sul de Sidom.
Uma cidade pagã, que adorava ao deus Baal, ficava na região de Sidom, território da antiga Fenícia e atual Líbano. A bíblia não revela o nome da “famosa” viúva de Sarepta. Conhecemos essa mulher apenas como “a viúva de Sarepta”. Ela se tornou notável por sua grande fé.
Querite (no original hebraico significa “um corte, uma separação”) era um desfiladeiro, uma torrente ou riacho de inverno, um “ribeiro”, em cujas margens o profeta Elias se escondeu durante a primeira parte da seca dos três anos (1Rs 17:3,5).
Significado de Querite substantivo feminino Nome dado a uma matéria sintética constituída de alcatrão, enxofre e substâncias graxas, usada como substituto da guta-percha.
Que vive ou anda pelos rios ou ribeiras (ex.: ave ribeirinha). 5. Que mora próximo de rio ou ribeira.
substantivo masculino Aquele que extrai o látex das seringueiras e com ele prepara a borracha.
Seringueiro é o personagem típico da região dos seringais. É aquele que extrai o látex das seringueiras e viabiliza sua transformação em borracha natural. Seringalista é o proprietário do seringal. A seringueira é uma planta brasileira (hevea brasiliensis) da família das euforbiáceas, originária da Amazônia.
A denominação desse alimento tão frequente na mesa dos brasileiros – cozido, frito ou compondo diversos pratos – varia pelas regiões do país. No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.