O referencial teórico, também chamado de referencial bibliográfico, é um resumo do que já foi falado sobre o tema. Quando você vai desenvolver uma pesquisa — um trabalho de conclusão de curso, por exemplo — precisa consultar o que outras pessoas falaram, que experimentos e resultados já obtiveram e assim por diante.
O referencial teórico refere-se a uma revisão das pesquisas e discussões feitas por outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Dessa forma, serve como embasamento teórico e garante qualidade científica ao trabalho.
Você pode escrever alguns parágrafos para cada conceito, explicando suas origens, seu significado, suas aplicações e os estudos mais recentes. O importante é que, ao final, um subcapítulo seja destinado a unificar todos os seus conceitos e relacioná-los com a sua pesquisa.
Como construir o Referencial Teórico de TCC? O primeiro passo para a construção do Referencial Teórico de TCC é fazer um levantamento de todos os conceitos que devem ser abordados neste capítulo. Em seguida, é necessário consultar diversas referências bibliográficas condizentes com o campo de estudos abordado.
5
Somente parte da revisão de literatura é usada para compor o referencial teórico. Sugere-se que o referencial teórico faça parte da metodologia científica. Assim, a revisão de literatura é mais ampla e o referencial teórico, derivado da revisão de literatura é mais específico.
A grande diferença entre referencial teórico e referência bibliográfica é que, o primeiro se refere a autores nos quais o aluno embasa seu trabalho para produzir o conteúdo, colocando citações e afirmações para deixá-lo bem elaborado.
Referência Bibliográfica: parte de uma obra na qual se listam as obras utilizadas pelo autor para elaboração do texto. Bibliografia: parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar.
A revisão bibliográfica é a base que sustenta qualquer pesquisa científica. ... Para conseguir avançar em determinado campo do conhecimento é preciso primeiro conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Realizar uma pesquisa bibliográfica faz parte do cotidiano de todos os estudantes e pesquisadores.
Em linhas gerais, a referência bibliográfica conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é a indicação de autores, título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita em um texto.
A revisão bibliográfica é peça central nos trabalhos científicos. Nela, tem-se o embasamento teórico para uma dada pesquisa, demonstra-se lacunas no conhecimento ou mesmo o que é o estado-da-arte em um determinado tema. Há diferentes tipos de revisão, que vão atender esses objetivos de forma distinta.
Revisão Bibliográfica: veja o que é, como fazer, exemplos e nossas dicas. A revisão bibliográfica é um importante estudo acadêmico que tem como objetivo rever diferentes conteúdos que já foram publicados sobre um determinado assunto.
Os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou desacreditar o que foi originalmente descrito em um artigo de outro tipo. Em geral, é um relatório de uma repetição da mesma experiência realizada anteriormente, de forma a testar se os resultados serão os mesmos.
Artigo de Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
O artigo deve conter no mínimo 12 e, no máximo, 20 páginas, e deve ser composto pelas seguintes partes: 1) título; 2) nome dos autores; 3) resumo; 4) abstract; 5) palavras- chaves; 6) introdução; 7) revisão de literatura ou referencial teórico; 8) material e métodos ou aspectos metodológicos; 9) resultados e discussão; ...
Escolha os principais conceitos e definições para guiar o seu leitor ao decorrer do texto. Com uma visão geral sobre o tema e com os principais pontos do texto em mente, você será capaz de elaborar um roteiro para dar início a sua revisão.
Como fazer discussão de artigo de revisão? Entender se discussão é obrigatória na sua revisão....Recapitulando
Como fazer uma conclusão em 6 passos:
Dicas para fazer uma boa conclusão
Como fazer revisão DE LITERATURA em 4 passos
Passos Para Fazer Revisão de Literatura
A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.
Revisão bibliográfica
Etapas para fazer uma revisão narrativa
A seguir, são apresentadas, de forma sucinta, as seis fases do processo de elaboração da revisão integrativa(8).
As revisões do escopo diferem das revisões sistemáticas, porque não visam avaliar a qualidade das evidências disponíveis, mas objetivam mapear rapidamente os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa 14. Scoping studies: towards a methodological framework.
Para elaborar uma revisão de literatura é recomendável que você adote a metodologia de pesquisa bibliográfica. Pesquisa Bibliográfica é aquela baseada na análise da literatura já publicada em forma de livros, artigos e literatura cinzenta (teses, dissertações, trabalhos apresentados em congressos, relatórios, etc.).
O resumo deve ser claro na descrição do objetivo, descrição do problema, sua importância, metodologia empregada, resultados encontrados e contribuição do artigo. A Introdução deve definir bem o contexto do problema, seu recorte e abordagens históricas e tentativas de resolução dos mesmos.