IDE, sigla para Integrated Drive Eletronics, teve seus primeiros HDs lançados em 1986 e foi o primeiro padrão que integrou a controladora com o disco rígido. No início, as primeiras placas tinham somente uma entrada IDE e outra FDD, do driver de disquete.
É uma forma padrão para um dispositivo de armazenamento se conectar ao computador, a intenção era deixar o disco rígido e controlador um só. ... O "controlador" está localizado em uma placa de circuitos anexa ao disco rígido, por isso é que é chamada de Drive Eletrônico Integrado (IDE).
Do lado direito o cabo com entrada IDE e à esquerda um cabo com entrada SATA. A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
O mestre da IDE primária é chamado de Primary Master, ou mestre primário, enquanto o Slave da IDE secundária é chamado de Secondary Slave, ou escravo secundário. Esta configuração é necessária para que o BIOS possa acessar os dispositivos, além de também determinar a letra dos drives.
Nos HDs, os jumpers são utilizados para determinar o comportamento e a hierarquia do disco rígido perante o sistema.
No caso do drive óptico (vou adotar este termo daqui em diante, já que você pode usar tanto um drive de CD quanto de DVD ou Blu-ray), o jumper está disponível bem ao lado do conector IDE. Colocá-lo na posição central configura o drive como slave, enquanto colocá-lo à direita configura o drive como master.
em qual conector do cabo ficará o segundo HD, e qual ficará como Master e Slave? A ordem de ligação não importa, basta setar o hd que está com SO instalado como master e o outro hd como slave.
Antes de entrarmos na configuração propriamente dita, vale a pena conhecer uma celebridade importante no mundo dos discos rígidos: o jumper! Esta pecinha de plástico é a responsável por alterar a configuração de propriedades do HD, de acordo com a posição que ela ocupa no dispositivo.
Como fazer tomadas elétricas com um jumper
Jumper é um pequeno condutor utilizado para conectar dois pontos de um circuito eletrônico. ... Também denomina-se jumper um segmento de fio condutor soldado diretamente às ilhas de uma placa de circuito impresso com a função de interligar dois pontos do circuito.
Um secador normalmente tem potência aprox de 1900W. Se for 127Vac (110Vac) vai puxar uma corrente de 14.
Nesse caso é só comprar uma de tomada de 20 amperes, fazer o substituição. Agora se seu aspirador tiver uma corrente elétrica, maior que 20 amperes, chame um profissional, para ver se não tem que trocar a fiação elétrica... Coloque um adaptador de 10A para 20A. Se der problema, chama um profissional.