Códon é a junção de três bases nitrogenadas que darão origem a uma proteína, ou seja, é uma trinca nitrogenada responsável por CODIFICAR proteínas. Espero ter ajudado!
Códon corresponde a uma sequência de três bases nitrogenadas consecutivas (trinca) do RNA mensageiro, que funciona como uma unidade genética de codificação, especificando um aminoácido particular durante a síntese de proteína de uma célula.
Cada sequência de três letras de nucleotídeos do RNAm corresponde a um aminácido específico ou um códon de parada. UGA, UAA e UAG são códons de parada. AUG é o códon da metionina e também é o códon de início.
Podemos dizer, portanto, que o DNA fornece as informações para a produção das proteínas. O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).
Código genético é a relação entre a sequência de bases no ADN e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. ... O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a sequência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos.
Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada. Existem cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas: timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A) são encontradas no DNA.
A relação existente é que os genes são utilizados para a formação das proteínas. O conceito de gene corresponde à sequência de distintos nucleotídeos que compõem um cromossomo. Cada gene é responsável pela codificação de uma sequência de cadeia polipeptídica determinada.
O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.