A capacidade total de ligação do ferro (TIBC, total iron-binding capacity) ou, por vezes, a capacidade de ligação do ferro da transferrina é um exame de laboratório médico que mede a capacidade sérica de ligação do ferro à transferrina.
A avaliação da concentração de transferrina no sangue deve ser feita em jejum de 8 a 12 horas, dependendo da orientação do médico e do laboratório, e normalmente é solicitada juntamente com a dosagem de ferro e da ferritina, além de exames bioquímicos e hematológicos, como o hemograma, por exemplo, devendo ser ...
A Transferrina é uma proteína responsável por fazer o transporte de ferro no sangue. O Indice de saturação da transferrina é um dos exames que utilizamos para identificar casos de anemia por deficiência de ferro. No caso dessa anemia, a saturação da transferrina estará baixa.
A transferrina é a principal proteína que se liga ao ferro no sangue e o transporta por todo o corpo. A quantidade de transferrina disponível para transportar o ferro reflete-se nas medidas da capacidade total de transporte desse metal, da capacidade não saturada de transporte e na saturação da transferrina.
A Transferrina é uma glicoproteína sintetizada principalmente no fígado e é a principal proteína plasmática transportadora de ferro. A Ferritina é uma glicoproteína de alto peso molecular, que armazena 20% a 25% do ferro do organismo. Sua concentração sérica correlaciona-se com os estoques de ferro total do organismo.
Qual a diferença entre ferritina e ferro sérico? Ferritina no sangue: Reflete o tamanho das reservas de ferro do corpo. É a principal proteína que armazena o ferro nas células. Ferro sérico: Mede a quantidade de ferro livre no sangue.
Diagnóstico diferencial de anemia microcítica pela diminuição da produção de eritrócitos
A anemia pode ocorrer de maneira aguda ou crônica e devido às mais diversas causas. A aguda denota uma queda súbita das hemoglobinas carreadoras de oxigênio na circulação, geralmente ocasionada por hemorragias ou destruição das células vermelhas sanguíneas (hemácias) em um processo chamado de hemólise.
O tratamento para esta anemia pode incluir a administração de oxigênio, medicamentos para aliviar a dor e fluídos orais e intravenosos para reduzir a dor e prevenir complicações. Os médicos também podem recomendar transfusões de sangue, suplementos de ácido fólico e antibióticos.