Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.
Ver
Além da terceira conjugação, existem também a primeira e a segunda conjugação verbal. Os verbos da primeira conjugação terminam em -ar, como falar, andar e amar. Os verbos da segunda conjugação terminam em -er, como compreender, correr e viver. Veja também: Verbos da primeira conjugação e Verbos da segunda conjugação.
A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.
O verbo ler pertence à segunda conjugação, pois sua terminação é “ER”. ... Assim como também pertencem a ela os verbos – vender, crer, saber, fazer, entre outros. Quando vamos conjugá-los, surgem algumas dúvidas quanto ao modo correto, mas não se preocupe!
Um verbo regular conjugado é composto por um radical invariável, por uma vogal temática que define a sua conjugação, por uma desinência modo-temporal e por uma desinência número-pessoal. ... ª conjugação para verbos terminados em -er; a 3. ª conjugação para verbos terminados em -ir.
Verbos da 1. ª conjugação: verbos terminados em –ar, como: andar, falar, brincar, namorar, estudar, amar, gostar,… Verbos da 2. ª conjugação: verbos terminados em –er, como: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,…
1ª conjugação – verbos terminados em “ar” (cantar, falar, amar, dançar etc.) 2ª conjugação – verbos terminados em “er” (bater, comer, ver, ler etc.) 3ª conjugação – verbos terminados em “ir” (partir, abrir, rir, sorrir etc.)৪ জুলাই, ২০১৭
Indicativo
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
ter
Assim, os tempos verbais simples no modo indicativo são:
Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: Indicativo - exprime fatos, certezas. ... Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.