A resenha crítica também abarca um breve resumo inicial, mas exige a postura e a opinião de quem escreve. Deve-se deixar claro qual é a sua impressão e opinião sobre o tema e associá-lo com as perspectivas de outros autores de forma contextualizada.
A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.
O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, e pode ser lido a sinopse de um livro, filme ou evento, e ele é essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo resto da obra, é uma espécie de chamariz.
Trata-se da resenha do livro Fumaça, escrito por Antón Fortes, cujo cenário é a Segunda Gerra Mundial. De acordo com a autora do texto, Fumaça é um livro daqueles que deve ser lido, para que a gente nunca esqueça de que as atrocidades, as maldades humanas não podem ser cometidas como já foram um dia.
Aryane Cararo
Tem mais depois da publicidade ;) Resenha é um tipo de texto usado para descrever e analisar outra produção textual – que pode variar de obras literárias até tratados de anatomia. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados.
Tipos de Resenhas
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem). A primeira pelo fato de tratar-se de um diálogo e a segunda pois, na maioria das vezes, o diálogo é transcrito exatamente como foi conversado.
Abordagem possível: O detonado aproxima-se dos textos instrucionais, é uma espécie de manual em vídeo. Pode-se trabalhar o imperativo, verbos no infinitivo e no futuro do presente. Além disso, o gênero digital usa linguagem clara e objetiva.
Algumas de suas principais características são a produção de textos mais curtos e diretos, o diálogo entre elementos verbais e audiovisuais e a presença de hipertextos. As abreviaturas e a linguagem interativa também são características marcantes dos gêneros digitais.
Considerando o texto apresentado e com base nos conteúdos estudados no livro, assinale a alternativa que apresenta as características que impulsionaram os novos gêneros textuais: Hipertextualidade e multimodalidade. Hipertextualidade e unimodalidade. Aumento do envio de cartas e aumento de reuniões presenciais.
Os gêneros digitais estão diretamente relacionados à internet, assim como as redes sociais. Este tipo de gênero de linguagem é utilizado nas mídias digitais, como os computadores, celulares, tablets e etc. ... Sua linguagem não é apenas a coloquial.
Como dissemos acima, alguns gêneros textuais digitais ainda estão em processo de conformação; outros, no entanto, já estão bem estabelecidos, dentre os quais: e-mail, salas de bate-papo, fóruns, chats, blogues, textos acadêmicos, etc.
Gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.
Resposta: São gêneros textuais adaptados para a internet. Temos como exemplo GIF, wikis e vlogs.