Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. ... Tendências Pedagógicas é um assunto bastante cobrado em concursos públicos.
Formulação de inspiração marxista que influenciou diversos pedagogos brasileiros em fins de 1970. Trabalha com a educação na perspectiva da luta de classes, ou seja, a escola pode e deve servir na luta contra o sistema capitalista, visando a construção do socialismo.
Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional[editar] São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. ... Os conteúdos são selecionados a partir da cultura universal, do saber acumulado e sistematizado e da acumulação do saber enciclopédico.
Papel da escola - A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura, os problemas sociais pertencem à sociedade.
A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades impostas, os conteúdos repassados eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência ...
O objetivo da educação tecnicista é prepara os alunos para o mercado de trabalho com base em métodos de ensino tayloristas. O que faz que a escola tecnicista organize o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional.
O tecnicismo enquanto movimento surgiu nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX e no Brasil a partir do golpe militar em 1964, influenciado principalmente pelas correntes positivista de Comte e behaviorista de Skinner (GARCIA, 2005).
O curso de Serviço Social é oferecido nas modalidades presencial e a distância, tanto bacharelado quanto licenciatura. Com duração média de quatro anos, o aluno aprenderá a identificar as necessidades da sociedade, prestar consultoria a empresas e orientar a população em relação aos seus direitos.