Esses registros (ou vestígios) arqueológicos são as fontes históricas materiais que tornam possível reconstruir a história passada da sociedade humana, incluindo a pré-história da humanidade.
substantivo masculino Pegada deixada no lugar em que se passa; rastro. O que marca a passagem ou a ocorrência de; indício: vestígios de ocupação humana.
26 sinônimos de vestígio para 3 sentidos da palavra vestígio: Indício de algo que aconteceu: 1 indício, traço, sinal, marca, laivo, toque, amostra, mostra, prova, evidência, vislumbre, sombra, herança.
Vestígio é tudo aquilo que pode ou não ter relação com o crime, seja um rastro, uma marca, um vidro quebrado, qualquer dado material perceptível, cabendo ao perito colher aquele material para, em análise, determinar se tem relação ou não com o fato delituoso. Se tiver, o vestígio irá se transformar em evidência.
São exemplos de vestígios e evidências biológicas de interesse pericial:
Podemos falar de fósseis, desenhos nas cavernas, símbolos, sinais, artes(dança,pintura...), escrita, marcas estruturais como as pirâmides, testemunhos de todos os lados da história, a própria cultura que é passada de boca a boca são vestígios dos antecedentes, até as inovações podem ser chamadas de vestígios, pois ...
Sobre os vestígios históricos e sua importância, podemos afirmar que vestígio histórico é o compilado de registros que determinada civilização, povo ou cultura deixa, podendo ser eles obras escritas, esculturas, edificações, pinturas, utensílios, afrescos, gravuras, relatos, etc.
Vestígios históricos são fontes escritas, visuais, audiovisuais e sonoras deixadas na antiguidade. São importantes para estudar os acontecimentos.
vestigios historicos sao como "pistas" deixadas por culturas do passado. é por meio deles que arqueólogos e historiadores estudam as formas de vida e a organizaçao social de grupos humanos que viveram ha muito tempo.
As fontes históricas podem ser escritas, como mapas, jornais, cartas, diários e livros, conforme o exemplo acima, ou podem ser até mesmo ossos, utensílios, armas, esculturas, ossos e objetos.
As fontes materiais são os objetos utilizados no passado na vida cotidiana das pessoas - ferramentas, utensílios domésticos, armas e etc -, que não foram produzidas, especificamente, visando uma função simbólica.
Como fontes próprias pode-se citar as leis no sentido amplo ou material e as leis no sentido estrito ou formal como: constituição, emendas constitucionais, tratados internacionais, medida provisória, decreto legislativo, resolução, portaria, súmula vinculante, lei ordinária, lei complementar e lei delegada.
São fontes do direito: as leis, costumes, jurisprudência, doutrina, analogia, princípio geral do direito e equidade.