EQST

O Que O Espaço Biolgico?

O que é o espaço biológico?

O termo "espaço biológico" foi pioneiramente descrito em 1962 e refere-se à distância compreendida entre a base do sulco gengival e o topo da crista óssea alveolar, sem a inclusão do sulco gengival nestas medidas2.

Quais as estruturas que compõem o espaço biológico?

Espaço biológico é o espaço virtual existente na vertente interna do periodonto de proteção, compreendido entre o pico gengival e a crista óssea alveolar. É preenchido pelos tecidos moles que compõem as distâncias biológicas, pelo epitélio sulcular, pelo epitélio juncional e pela inserção conjuntiva.

Qual a importância da manutenção do espaço biológico na saúde periodontal?

A integridade do espaço biológico é de suma importância para a manutenção da saúde gengival, uma vez que sua existência é fundamental para a aderência do epitélio juncional e da inserção conjuntiva à estrutura dentária. ... preconizou um valor médio de 3,0 mm para a recuperação dos tecidos gengivais supracrestais.

Qual a importância do espaço biológico?

A função do espaço biológico é proteger os tecidos de sustentação do elemento dental da agressão bacteriana e suas toxinas, pois existe uma luta do organismo em manter sua integridade física. Por isso quando ocorre a invasão do espaço biológico ocorre uma migração apical dessas estruturas (MAYNARD, 1979).

O que é espaço biológico porque deve ser preservado?

O espaço biológico é a distância compreendida entre a crista óssea alveolar e a margem gengival livre e, qualquer injúria a ele provocará, inicialmente, uma reação inflamatória, que poderá gerar reabsorção da margem óssea como uma providência orgânica para o seu restabelecimento ou, até mesmo, acarretar a perda ...

O que é espaço periodontal?

O espaço biológico periodontal foi descrito inicialmente por Cohen como a distância da base do sulco gengival ao topo da crista óssea alveolar, excluindo o sulco gengival dessa medida.

O que é inserção conjuntiva?

A inserção conjuntiva é formada por fibras que se ligam ao dente. As fibras podem ser dentogengivais circulares ou alveolodentais e de acordo com suas direções são horizontais, obliquas apicais e transseptais. Os fibroblastos presentes no tec. Gengival e no tec.

O que é área de Col periodontia?

A área de COL é uma região que apresenta epitélio estratificado não queratinizado, área com maior acumulo de placa e sua anatomia favorece a penetração de toxinas bacterianas.

Quais os fatores de risco para a doença periodontal?

Causas e fatores de risco da periodontite

  • Gengivite.
  • Obesidade.
  • Histórico familiar.
  • Tabagismo.
  • Medicamentos que reduzem a produção de saliva.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Doenças que afetam o sistema imunológico, como a aids.
  • Diabetes.

O que são fatores modificadores da doença periodontal?

Quanto à etiologia da doença periodontal, esta se classifica em: • Fatores determinantes: microrganismos, placa bacteriana; • Fatores predisponentes: anatomia dentária, forma da arcada dentária, respiração bucal, aparelhos ortodônticos, cálculo dentário, contornos das restaurações; • Fatores modificadores: hábitos ...

Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?

O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.

Quais são os principais agentes microbianos envolvidos com a etiologia da doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

O que são fatores Retentivos de biofilme?

O fator retentivo mais observado é o cálculo dental, embora outros possam estar presentes, como: lesões de cárie, raízes residuais, restaurações e próteses mal adaptadas, os quais podem facilitar o acúmulo de biofilme, o que torna sua remoção necessária através de adequada ras- pagem e profilaxia dental supragengival, ...

O que são fatores modificadores?

Os fatores modificadores, uma vez definidos, permitem converter recursos minerais medidos e indicados em reservas de minério provadas e prováveis conforme o esquema seguinte: JORC. (2012).

Como acontece a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

O que é doença periodontal artigo?

A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crônica produzida por bactérias gram-negativas, em níveis elevados, causada por acúmulo de componentes microbianos do biofilme dental que se acumulam no interior dos tecidos do periodonto.

Como saber se vou perder os dentes?

Principais sintomas da periodontite

  1. Amolecimento e queda dos dentes. As bactérias da placa bacteriana e do cálculo dental, também conhecido como tártaro, agem necrosando o dente. ...
  2. Dentes alongados. ...
  3. Aumento da sensibilidade. ...
  4. Formação de bolsas nas gengivas. ...
  5. Dores. ...
  6. Mau hálito. ...
  7. Alteração do paladar.

O que é nível clínico de inserção?

O nível de inserção periodontal é definido clinicamente como a distância entre a junção cemento-esmalte (JCE) e o fundo da bolsa ou sulco. Uma vez que a gengiva está inserida no dente na altura da JCE, o nível de inserção clínica onde não ocorreu perda tecidual é zero.