Um dos mecanismos naturais de resposta protetora do organismo, o espasmo muscular consiste em uma contração involuntária sustentada das fibras musculares (ou dos próprios músculos ou nervos que os servem) em resposta à lesão ou à inflamação.
Antiespasmódicos como o Buscopan (anticolinérgico) podem ser usados nos casos de diarreias de etiologias diversas quando acompanhadas de cólicas e dores abdominais para alívio destes sintomas (causados contração/espasmo da musculatura lisa intestinal).
Entre os quadros de algia que podem ser tratados antiespasmódicos podemos citar: Cólicas intestinais....Antiespasmódicos
Os medicamentos antiespasmódico são medicamentos usados para tratar espasmos musculares, eles acalmam ou neutralizam as contrações involuntárias dos músculos. Essa classe de remédios é frequentemente utilizada para espasmos digestivos, dores, como cólicas hepáticas ou renais e dores uterinas das mulheres.
Os antiespasmódicos (também chamados de espasmolíticos ou antiespásticos) são uma classe de fármacos que inibe a motilidade da musculatura visceral. O efeito produzido é o de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga.
Dorilen® é indicado para o tratamento de manifestações dolorosas em geral; como antipirético (estados febris); nas dores em geral como cólicas do trato gastrintestinal, cólicas nos rins e fígado; dores de cabeça, dores musculares, articulares e pós-operatórias.
Buscopan Composto é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.
Buscopan Composto não deve ser usado por crianças menores de 12 meses. Você não deve usar o produto em altas doses ou por longo tempo, sem prescrição de um médico ou dentista. Pacientes idosos ou com distúrbios das condições gerais de eliminação de creatinina do sangue devem reduzir a dose de Buscopan Composto.
Butilbrometo de escopolamina age apenas onde a dor e cólicas ocorrem - no abdômen. No Buscopan® Composto, além de Butilbrometo de escopolamina, também contém Dipirona, um analgésico bem reconhecido e efetivo, e portanto oferece uma ação dupla.
BUSCOPAN COMPOSTO tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconforto abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor.
A Neo Química disponibiliza ao mercado o medicamento Neocopan® – similar do Buscopan Composto® –, indicado para o tratamento de cólicas menstruais e dores na região da barriga, como, cólica renal e Síndrome do Intestino Irritado.
Medicamento de Referência: Buscopan Composto
No Buscopan Composto, além de Butilbrometo de escopolamina, também contém Dipirona, um analgésico bem reconhecido e efetivo. BuscoDuo e Buscopan Composto agem no foco da dor mais forte para dores e cólicas abdominais (ao relaxar os músculos dos órgãos abdominais) e tem um efeito de rápida ação ao bloquear a dor.
Medicamentos Similares do Buscopan
Tropinal Dipirona Sódica 300 MgButilbrometo De Escopolamina 6,5 McgBromidrato De Hiosciamina 104 McgMetilbrometo De Homatropina1 Mg 10 Comprimidos | | EMS.
Cada gota contém 0,33 mg de butilbrometo de escopolamina e 16,67 mg de dipirona.
O início de sua ação se dá 20 a 30 minutos após a administração oral. A hiosciamina é completamente absorvida e sua meia-vida plasmática é de 3,5 horas. Sua eliminação é renal. O butilbrometo de escopolamina (escopolamina ou hioscina) é um alcaloide encontrado em plantas da família das solanáceas.
Tropinal ® é indicado como medicação antiespasmódica e analgésica para o tratamento de dor espasmódica, podendo ser utilizado para o tratamento das cólicas menstruais, gástricas e intestinais, das vias biliares, do trato genitourinário bem como no tratamento auxiliar das anexites.
Tropinal – Posologia Comprimidos: Em média, 1 a 2 comprimidos, 3 vezes ao dia ou de acordo com a orientação médica. Solução: Em média, 24 a 48 gotas, 3 vezes ao dia ou de acordo com a orientação médica.
Podem ocorrer reações de hipersensibilidade cutânea, nas mucosas oculares e na região nasofaríngea. A hiosciamina pode causar, ocasionalmente, aceleração do pulso, secura da boca, dilatação da pupila com perda da acomodação e fotofobia, disúria, erupção cutânea, constipação e tontura.
cada comprimido contém: metilbrometo dehomatropina 1,0 mg; sulfato de hiosciamina 0,1037 mg; bromidrato de hioscina 0,0065 mg; dipirona 0,300 g. Excipiente q.s.p. 1 comprimido.
“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).