HF, HCl e H2O são polares porque nos três compostos o hidrogênio está ligado a elementos muito eletronegativos. H2 e O2 são apolares, pois não há diferença de eletronegatividade nas moléculas. O CH4 também é apolar porque o número de nuvens eletrônicas é igual ao número de elementos ligados ao átomo central, o carbono.
Explicação: Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.
Ligação covalente polar: Quando a ligação covalente ocorre entre átomos de elementos que possuem diferentes eletronegatividades, um dos átomos – o mais eletronegativo – atrai com maior força os elétrons da ligação, criando uma diferença de distribuição da nuvem eletrônica.
O cloro é um ametal com 7 elétrons na sua camada de valencia. ... como o Cl está ligado cm um outro Cl não existe vetor de força (os dois "puxam" o elétron com a mesma "força") portanto o vetor é nulo, logo a molécula de Cl2 é apolar.
Para entender esse tipo de ligação, vamos analisar, antes, o gás cloro (Cl2). ... Nesse gás, dois átomos de cloro estão unidos. Isso acontece porque o cloro apresenta apenas sete elétrons na camada de valência (3s2 3p5), sendo, assim, um átomo instável.
Resposta. Sim é polar; O enxofre (S) é mais eletronegativo que o Hidrogênio (H), e em uma ligação covalente os elétrons envolvidos na ligação tendem a ficar mais próximos do átomo de enxofre.
A polaridade das moléculas é um tópico importante no estudo da Química, pois nos ajuda a entender como as moléculas de uma ou mais substâncias interagem, o que pode determinar a solubilidade ou o ponto de fusão e ebulição dessas substâncias.