O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.
Serpentes não respiram pela língua e muito menos as utilizam para tatear, elas respiram normalmente pelas narinas. Sim, elas têm narinas, presentes na parte frontal de sua cabeça, bem na ponta do focinho. ... Quando a cobra bota a língua para fora ela não está respirando!
A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal. ... Os sacos aéreos têm a função de ventilar ar para os pulmões, tanto no processo de inspiração quanto no processo de expiração.
anfíbios
O Aparelho respiratório da cascavel é composto macroscopicamente por narinas, coanas, glote, laringe, traqueia e pulmão direito. ... A traqueia possui anéis semicirculares de cartilagem hialina e é internamente revestida por células mucosas e ciliadas.
Tipos de respiração dos animais
A respiração cutânea ou tegumentar é definida como o processo em que os animais realizam trocas gasosas diretamente entre sua superfície corporal e o ambiente. A respiração cutânea ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos.
Os anfíbios só podem realizar a respiração cutânea quando estão dentro ou em contato com a água. A pele dos anfíbios é muito fina e também é responsável por "pegar" a água para eles, pois os anfíbios não tem como a obter por meio da boca.
A respiração cutânea é importante e necessária para os anfíbios, pois seus pulmões têm uma superfície muito pequena, fazendo com que a respiração pulmonar não seja muito eficiente.
Resposta. Pois os répteis tem um pulmão mais desenvolvido que os dos anfíbios, tendo mais dobras, aumentando a superfície de troca e a capacidade aeróbia.
pergunta:Em qual dos pares citados ocorre respiração cutânea? a) Planária e barata.