Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Definiram, então, que os átomos são formados por elétrons, prótons e nêutrons.
Os prótons e os nêutrons ficam localizados no núcleo atômico. ... A eletrosfera do átomo é constituída pelos elétrons que são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico, ou seja, na eletrosfera.
A eletrosfera faz referência à região externa do núcleo de um átomo na qual se localizam os elétrons (parte do átomo que apresenta carga negativa). Eles giram em torno do núcleo, que é composto por prótons (parte do átomo que apresenta carga positiva) e nêutrons.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. ... Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, sendo que: Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Não pare agora...
Por isso, convencionou-se que há duas espécies de cargas elétricas: a positiva, que tem comportamento igual ao do próton; e a negativa, que se comporta como a carga elétrica do nêutron. Os nêutrons não apresentam a citada propriedade física, isto é, os nêutrons não possuem carga elétrica.
Naturalmente, os átomos são neutros, isto é, possuem carga igual a zero, uma vez que o número de prótons e elétrons é equivalente em um átomo neutro. Caso haja algum tipo de eletrização, isso muda.
Em virtude desses fatos, concluiu-se que existiam dois tipos de cargas elétricas, sendo uma para o próton e uma para o elétron. Por convenção, ficou definido que a carga do elétron seria representada matematicamente pelo sinal negativo (sendo então a carga negativa) e a do próton pelo sinal positivo (carga positiva).