Hidrácidos: aqueles ácidos que não possuem oxigênio na fórmula do composto anidro. Exemplos: HCl, HCN, HF, etc. ... Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas.
Oxiácidos são os ácidos que têm o elemento oxigênio na sua estrutura molecular, temos como exemplo o HNO3 (Ácido Nítrico) ; H2SO4 (Ácido Sulfúrico) ; etc... Hidrácidos são ácidos que não possuem o elemento oxigênio na sua estrutura molecular, temos como exemplo o HCl (Ácido Clorídrico) ; HBr (Ácido Bromídrico) ; etc...
→ Hidrácidos: São ácidos que não apresentam oxigênio na sua composição, como o HF, o HCl e o H2S. ... Hidrácidos fortes: exclusivamente os ácidos clorídrico (HCl), bromídrico (HBr) e iodídrico (HI); Hidrácidos moderados: Apenas o ácido fluorídrico (HF); Hidrácidos fracos: qualquer outro hidrácido.
A diferença entre eles é que os Hidrácidos são os ácidos sem oxigênio. Exemplos: HF - ácido fluorídrico; HCl - ácido clorídrico. Já, os Oxiácidos, são ácidos com oxigênio. Exemplos: HClO - ácido hipocloroso; HNO₃ - ácido nítrico.
De acordo com a quantidade de hidrogênios que podem sofrer ionização quando adicionados à água, os ácidos podem ser classificados da seguinte forma: Monoácido: apresenta um hidrogênio ionizável. ... Diácido: apresenta dois hidrogênios ionizáveis. Exemplo: H2SO3.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
Para ser anfótero, o óxido deve apresentar elementos metálicos como berílio, alumínio, zinco, estanho, chumbo, arsênio, antimônio, crômio (de carga +3).
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Durante o processo da respiração, quando expiramos liberamos boa quantidade de gás carbônico, que é um óxido ácido.
Óxido é um composto binário do oxigênio com elementos menos eletronegativos. ... São encontrados em vários minérios importantes, como óxido de ferro, na hematita; de alumínio, na bauxita; de estanho, na cassiterita e dióxido de silício, presente no quartzo e nas areias.
Os óxidos básicos são compostos de caráter iônico que ao reagirem com água formam uma base; e ao reagirem com um ácido originam sal e água. Os óxidos básicos são aqueles que ao reagirem com a água dão origem a bases.
Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado e são sólidos. ... 2 - Os sais têm sabor salgado. 3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais. 4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
Veja nos exemplos:
hcl+naOH--- NACL +H20.
O sal refinado, assim como o sal marinho, é obtido através da evaporação da água do mar. Porém, o sal refinado passa por um processo térmico para que a sua umidade final fique em 0,05% e, também, pelos processos de refinamento e branqueamento.
Qual é a diferença entre a forma como sal marinho e sal de cozinha são feitos? O sal marinho é obtido diretamente através da evaporação da água do mar. Geralmente não é processado ou sofre um processamento mínimo. Portanto, mantém os níveis de minerais como magnésio, potássio, cálcio e outros nutrientes.