Os alimentos transgênicos correspondem aos alimentos geneticamente modificados (AGM), ou seja, são aqueles em que o DNA é modificado. Esses alimentos são produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética.
Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
Já um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente mas não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene por mais vezes. ... Somente ao inserirmos material genético (DNA/RNA) exógeno em um organismo é que ele passa a ser transgênico.
Os OGMs têm trechos de seu genoma alterados por meio da tecnologia do RNA/DNA recombinante ou engenharia genética. Quando um OGM é desenvolvido, são realizadas mudanças em seu material genético que não aconteceriam naturalmente.
PONTOS POSITIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento da produção de alimentos Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos); Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento PONTOS NEGATIVOS DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Aumento das reações alérgicas ...
Um organismo geneticamente modificado (OGM), segundo a Lei de Biossegurança (, é um ser vivo que teve seu material genético (DNA/RNA) modificado por engenharia genética. Já o termo “transgênico”, que não é definido pela lei, é um organismo que contém um ou mais segmentos de DNA ou genes que foram manipulados.
Entre os argumentos à favor está o fato de que as plantas transgênicas são mais resistentes às condições naturais, crescem mais rápido e são mais fáceis de vender (pois tem as características que o mercado procura, como uma aparência atrativa).
A polêmica que cerca os transgênicos tem fundo econômico, social e ambiental. Seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de ser uma das alternativas para resolver a fome mundial. Entidades que são contra dizem que não há provas de que os produtos sejam benéficos ou nocivos.
1- *produção de alimentos mais nutritivos e mais baratos. *redução de agrotóxicos, diminuindo os custos de produção e reduzindo os riscos de contaminação do ambiente. 2- *não há estudos suficientes que garantem a segurança em longo prazo para a saúde das pessoas e algumas poderiam desenvolver alergias.
Resposta. Os riscos dos alimentos transgênicos não são conhecidos devidamente, as empresas produtoras desse alimento utilizam o argumento que eles são como todos os outros alimentos e não precisam de testes. Ou seja, pode ser muito prejudicial a saúde pois não se sabe os riscos causados por estes.
Resposta. Pode possibilitar o aumento do poder nutritivo das plantas, assim como a resistência a doenças e pragas que possar vir a atacar a cultura( tornando a produção mais segura para o produtor). Além disso, pode melhorar aspectos estruturais das plantas, aumentando seu desempenho.
Áustria, Hungria, Grécia, Bulgária e Luxemburgo: Foi proibido o cultivo e venda dos alimentos transgênicos. França: O milho MON810 GM, da Monsanto, havia sido aprovado, mas seu cultivo foi proibido em 2008.
Outros países como Canadá, Índia, Paraguai, Paquistão, China, África do Sul, Bolívia e Uruguai têm mais de 1 milhão de hectares de áreas plantadas com organismos geneticamente modificados (OGM).
Os oito principais países no ranking de maiores produtores foram: Estados Unidos (64 milhões ha.), Brasil (21,4 milhões ha.), Argentina (21,3 milhões ha.), Índia (8,4 milhões ha.), Canadá (8,2 milhões ha.), China (3,7 milhões ha.), Paraguai (2,2 milhões ha.)২৩ ফেব, ২০১০
Outros países também têm proibido o consumo e produção de organismos transgênicos, alegando que a tecnologia não é segura. ... O consumo e produção dessa cultura podem gerar tumores, câncer e obesidade entre os animais. Biotecnologias certamente devem ser desenvolvidas, mas os OGM devem ser interrompidos”, alertou.
Resposta: Os países que rejeitaram o cultivo dos transgênicos. Estados Unidos : Na Califórnia, apenas nos condados Mendocino, Trinity e Marin proibiram com sucesso os transgênicos.
É o que determina a Lei nº 8.