A síndrome de Münchhausen é uma doença psiquiátrica em que o paciente, de forma compulsiva, deliberada e contínua, causa, provoca ou simula sintomas de doenças, sem que haja uma vantagem óbvia para tal atitude que não seja a de obter cuidados médicos e de enfermagem.
Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.
A hipocondria, conhecida popularmente como "mania de doença", é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde.
A pessoa que abusa desse tipo de medicação é hipocondríaca. Essas pessoas têm receio de ficarem doentes ou sempre pensam que estão. O hipocondríaco tende a hipervalorizar a dor.
Afaste-se do círculo vicioso do desconforto Frequentemente, a necessidade de tranquilização do paciente leva a consultas com conhecidos; de alguma forma, o hipocondríaco precisa que os outros lhe digam que o que ele tem “não é nada” e que a sua doença imaginária terá um bom prognóstico.
A melhor coisa a se fazer é procurar um psicólogo e um psiquiatra para realizar uma avaliação do que está ocorrendo. Esse medo de ficar doente pode ser uma fobia específica e está ligada a transtorno de ansiedade.
A somatização é um transtorno psiquiátrico em que a pessoa apresenta múltiplas queixas físicas, localizadas em diversos órgãos do corpo, como dor, diarréia, tremores e falta de ar, mas que não são explicadas por nenhuma doença ou alteração orgânica.
5 simples atitudes para amenizar qualquer sofrimento
Como parar de sofrer com amor
Como superar a angústia?