Luís XIV (1638-1715) foi rei da França entre 1643 e 1715 um período de ouro da história francesa. Foi chamado de rei Sol, pelo brilho de sua corte. Construiu o Palácio de Versalhes e o transformou no centro da vida da corte e do Governo.
1 de setembro de 1715
A oração "O Estado sou eu" (no original “L'État c'est moi", em inglês "I am the State") é atribuída ao Rei Luís XIV (1638-1715). A frase proferida traduz o espírito de um período histórico onde havia uma centralização total do poder na figura do Rei. ...
Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas.
O rei Luís XIV (1643-1715), conhecido como “Rei Sol”, personificou todas as características do absolutismo, e a ele foi atribuída a frase “O Estado sou Eu”. Essa característica de representação completa do Estado fazia do rei um elemento político absoluto. Daí vem o termo absolutismo.
O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.
Basílica de Saint-Denis, Saint-Denis, França
Apesar dos esforços dos médicos, a rainha tornou-se progressivamente pior por causa de um tumor debaixo do braço. Maria Teresa morreu as três da tarde de 30 de julho de 1683, no Palácio de Versalhes.
Reino da França
Luís XVIII de França
O Reino da Inglaterra era governado por descendentes franco-normandos e pela aristocracia que falava franco-normando quando esse título foi aprovada em 1340 pelo rei Eduardo III, que reivindicou o trono de França após a morte do seu tio Carlos IV de França, precipitando assim a Guerra dos Cem Anos.
Luís XVI
Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.
Maximilien de Robespierre
Joseph Guilhotin
Esta coincidência pode ter contribuído para as declarações errôneas sobre Guillotin ser condenado à morte na própria máquina que leva seu nome. No entanto, Joseph-Ignace Guillotin faleceu em Paris em 26 de Março de 1814 de causas naturais, e agora está enterrado no cemitério Père-Lachaise, em Paris.
Joseph Ignace Guilliotin faleceu em Paris em 1814 de causas naturais.