Em continuidade ao seu trabalho, Binet, associando-se a Théodore Simon, construiu o conceito de idade mental, informação derivada da contraposição das tarefas desenvolvimentais que uma criança era capaz de cumprir, com sua idade cronológica.
O tempo cronológico é capaz de mostrar por quanto tempo você habita a Terra, desde o dia do seu nascimento. No entanto, como um índice de envelhecimento, ele pode falhar. Já a idade cronológica se refere ao tempo real de um ser humano, enquanto a idade biológica refere-se a quantos anos parece que a pessoa tem.
É o nível mais alto do desenvolvimento cognitivo, quando são capazes de desenvolver pensamento abstrato e raciocínio-hipotético-dedutivo. Ou seja, pode desenvolver hipóteses, realizar testagem, imaginando possibilidades e eliminar as falsas para chegar à resposta verdadeira.
Administrar as próprias emoções e compreender o estado emocional dos outros é o principal segredo dos relacionamentos duradouros. ... Maturidade emocional significa ter consciência da reação que cada emoção traz para sua vida e, a partir daí, escolher comportamentos que sejam menos destrutivos e mais saudáveis.
A vida afetiva é a esfera psíquica que dá a cor, o brilho a todas as vivências do ser humano, tentar negar a afetividade nos condena a uma vida vazia, sem um real sentido. É a partir de uma vivência saudável que poderemos afirmar se temos ou não saúde mental.
Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.
Resposta. Eles acreditam que apesar da capacidade cognitiva, biológica a aprendizagem se da principalmente a partir da interação com o outro. Wallon explicita ainda a o social e a afetividade como essencial também para o processo da aprendizagem.
Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.