Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.
Como evitar a obsolescência programada
Dentre ações que podem ser feitas para conscientizar as pessoas sobre sobre esse exagero de consumo, pode-se citar:
Obsolescência programada é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.
Uma máquina de lavar roupas, por exemplo, tem sido um grande alvo da obsolescência programada. ... Na área tecnológica, a obsolescência programada pode ser vista com maior frequência. Geralmente, durante o período de garantia, smartphones, desktops e notebooks de alguns fabricantes funcionam normalmente.
O que é obsolescência programada?
Atualmente existem três estratégias principais utilizadas como motores da economia e do consumismo, que acabam por tornar produtos obsoletos. São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência de ...
Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. Planejar o envelhecimento de um produto é uma ação praticada deliberadamente por diversos setores da indústria.
A obsolescência planejada é uma tecnologia a serviço do capital. ... Esse modelo de sociedade baseada na estratégia da obsolescência planejada está sendo determinante no esgotamento dos recursos naturais (que ocorre na etapa da produção) e no excesso de resíduos (que ocorre na etapa do consumo e do descarte).
Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico. ... A organização também prevê que, em doze anos, o lixo eletrônico mundial acumulado pesará mais do que o Pão de Açúcar, que pesa mais ou menos 580 milhões de toneladas.
O conceito de “obsolescência programada” aliado ao estilo de vida consumista das sociedades atuais, acarreta em: A. menor circulação de produtos alimentícios e de vestuário, mas maior circulação de eletrônicos. ... maior consumo de produtos, gerando um maior impacto ambiental devido ao lixo produzido.
A obsolescência programada, também chamada de obsolescência planejada, é uma técnica utilizada por fabricantes para forçar a compra de novos produtos, mesmo que os que você já tem estejam em perfeitas condições de funcionamento. Ela consiste em produzir itens já estabelecendo o término da vida útil deles.
A obsolescência planejada é uma forma de produção que gera o aumento do consumo no sistema social capitalista com vistas a sustentar o andamento da economia.
Resposta. Resposta: A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido.
Outro aliado a esse consumismo exacerbado é o crédito fácil. ... Para realizar um sonho de consumo, muitas vezes apelamos para empréstimos em bancos ou lojas, pensando ser a forma mais fácil de adquirir dinheiro e sendo assim, [para] realizar o tão almejado sonho, mas a [sonho.
Obsoleto significa tudo aquilo que está ultrapassado, fora de uso, antiquado, arcaico. Obsoleto também é usado na referência a coisas que com o passar do tempo vão sendo substituídas, e isto ocorre com uma frequência muito grande em função da tecnologia que está cada vez mais avançada.
Obsolescência técnica ou funcional Quando o produto se torna inútil devido a mudanças em outros produtos. Por exemplo, os relhos tornaram-se obsoletos quando as pessoas começaram a andar em automóveis, em vez de charretes. ... Quando a baixa qualidade dos materiais encurta o tempo de vida do produto.
adjetivo Fora de uso; que caiu em desuso; arcaico: costumes obsoletos. Que não está na moda ou não corresponde ao considerado moderno; ultrapassado, antiquado. [Biologia] Que não se desenvolveu plenamente; rudimentar: organismos obsoletos.
O avanço da tecnologia tem posto à prova as invenções mais antigas e o tempo eterniza, ou acaba por tornar obsoleta, qualquer invenção. Em alguns casos, os artigos não desaparecem, mas acabam por se adaptar à evolução tecnológica.
APK é a sigla para Android Application Pack, ou seja, é um pacote de aplicações que pode ser descompactado e instalado no Android. Ele segue o mesmo propósito de arquivos“.exe”, por exemplo, que podem ser instalados no Windows.
fora de uso ultrapassado uso hábito aplicação fora da linha equipamento antiquado obsoleto arcaico retrógrado mais...
1. Fazer desaparecer total ou parcialmente um líquido, atraindo-o a si.
Use absolver quando quiser o significado de inocente, perdoado, desculpado. Use absorver quando quiser o significado de consumir, esgotar, sorver. Veja alguns exemplos: a) Vocês absorvem todas as minhas energias crianças!
substantivo feminino Perdão; ação de absolver, de perdoar os pecados, os erros ou as culpas. [Jurídico] Resolução jurídica que considera improcedente a queixa ou acusação contra alguém: o juri decidiu pela absolvição do réu.