A solubilidade, ou coeficiente de solubilidade, é uma propriedade física da matéria que é sempre determinada de forma prática em laboratório. Ela está relacionada com a capacidade que um material, denominado de soluto, apresenta de ser dissolvido por outro, o solvente.
O coeficiente de solubilidade é uma grandeza que determina a quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura. Imagine que você adicione 10 g de sal de cozinha (cloreto de sódio - NaCl) em um copo com 100 g de água a 20ºC.
Existem várias formas de aumentar a solubilidade dos fármacos, nomeadamente, modificando a sua estrutura, alterando caraterísticas da formulação, adicionando compostos solubilizadores e recorrendo a transportadores (1,6,7). A modificação da estrutura dos fármacos pode ser física ou química.
O termo solubilidade designa tanto fenômeno qualitativo do processo (dissolução), como expressa quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido.
Exemplo: A 50 °C é possível dissolver no máximo 80g de Ba(NO3)2 em 100g de água. Logo, este é o coeficiente de solubilidade desse sal, nessa temperatura. Cs=80g/100g de H2O.
Coeficiente de solubilidade é representado pela sigla Cs, e consiste na quantidade necessária do soluto para formar com o solvente uma solução saturada em determinadas condições de temperatura e pressão. ...
Então, quanto mais quente for a água, mais soluto é dissolvido, e quanto mais fria, menos soluto é dissolvido. A temperatura é um fator capaz de modificar o coeficiente de solubilidade.
Pouco solúveis: São aqueles materiais que se dissolvem em pequena quantidade na água, sendo que a maioria forma um precipitado, como é o caso do café em pó; Insolúvel: O ferro não se dissolve em água em nenhuma proporção.
Uma base para ser considerada praticamente insolúvel em água não pode pertencer às famílias IA e IIA da Tabela Periódica (com exceção do magnésio) e nem possuir o grupo amônio (NH4+).
Quais são as fórmulas das bases formadas pelos respectivos cátions Au3+, Fe2+, Pb2+, Na+ e Mn4+? a) Au3OH, Fe2OH, Pb2OH, NaOH, Mn4OH. b) Au2(OH)3, Fe(OH)2, Pb(OH)2, NaOH, Mn(OH)4. c) Au(OH)3, Fe(OH)2, Pb(OH)2, Na(OH)2, Mn(OH)4.
OH−