O Homem Vitruviano ou Homem de Vitrúvio é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) que foi produzido em 1490, durante o Renascimento. Ele representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções. Hoje é uma das obras mais conhecidas e reproduzidas no mundo.
Homem Vitruviano é o nome de um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.
Em termos simbólicos, o círculo está ligado à noção de movimento e ao mundo espiritual, ao passo que o quadrado simbolizaria a estabilidade, o contato com o mundo terreno, os quatro elementos da natureza e a posição dos ventos. Os dedos se unem na junção do círculo com o quadrado.
O Antropocentrismo é um conceito e uma filosofia que ressalta a importância do homem como um ser dotado de inteligência e, portanto, livre para realizar suas ações no mundo. A palavra vem do do grego: anthropos "humano" e kentron "centro" que significa homem no centro.
Queriam também ver o prazer desvencilhar-se do rótulo de “pecado”, rompendo paradigmas característicos da era anterior. Alguns nomes mais conhecidos de renascentistas defensores do antropocentrismo são: Nicolau Maquiavel, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e René Descartes.
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.
Características do antropocentrismo Retirada da figura de Deus como a explicação central do universo; Exaltação da Razão ou da racionalidade como uma propriedade humana; Cientificismo, valorizando um tipo de ciência em que seres humanos obtêm o controle da natureza; O fim das coisas é o Homem.
1. Homocentrismo. Referente ao homem no centro das ideias, no controle da decisão, sinônimo a antropocentrismo.
Geocentrismo e heliocentrismo são duas teorias que explicam o funcionamento do universo. O geocentrismo afirma que a Terra está fixa no universo e os planetas e astros giram ao seu redor. ... O heliocentrismo, nos dias de hoje, é a teoria aceita pelos cientistas para entender o universo.
heliocentrismo é a teoria que coloca o Sol, em sua apresentação inicial, estacionário no centro do universo; ou em sentido estrito, situado aproximadamente no centro do sistema solar. Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar.
O Geocentrismo é uma teoria astronômica que considera a Terra fixa no centro do Universo, com todos os outros corpos celestes orbitando ao seu redor.
Torún, Polónia
1543