EQST

O Que Foi A Era De Ouro Do Capitalismo?

O que foi a era de ouro do capitalismo?

A economia mundial, após a Segunda Grande Guerra, alcançou taxa recordes de crescimento. ... No final da década de 1960, entretanto, começaram a surgir os primeiros indícios de desaceleração do crescimento econômico, até então sustentado nas políticas macroeconômicas keynesianas e no chamado estado de bem-estar social.

Qual foi o modelo de crescimento econômico adotado pelos países após o fim da Segunda Guerra Mundial que teve seu esgotamento verificado na década de 1970?

Assim, vão conceituar o fordismo como o modo de desenvolvimento que caracterizou o crescimento econômico capitalista após a II Guerra. A crise dos anos 1970 seria a crise desse modo de regulação entre capital e trabalho, com a mediação do Estado (Bocchi, 2000).

O que aconteceu com a economia brasileira depois da Segunda Guerra Mundial?

Resposta. A economia brasileira, na época da segunda guerra mundial, dependia fundamentalmente do setor agrícola e das exportações destes produtos. O diferencial deste período é que devido a desvalorização da moeda brasileira, ocorrida na época, foi inviabilizada a manutenção dos antigos padrões de importação.

Como ficou a economia depois da Guerra Fria?

Com a fragmentação da União Soviética e o consequente fim do bloco socialista, instaurou-se uma Nova Ordem Mundial com completa hegemonia do capitalismo. Se iniciou uma nova etapa produtiva e econômica liderada por conglomerados empresariais que detinham grandes volumes de capitais.

Qual a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e quais foram as consequências para o país?

Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial Lutando ao lado do exército dos EUA, os brasileiros conseguiram expulsar o Exército alemão que ainda resistia no norte da Itália. Em setembro de 1944, os soldados brasileiros tomaram Massarosa, Camaiore e Monte Prano. ... A guerra terminou em maio de 1945.

Quais as consequências da concentração?

Resposta: A concentração de riquezas acentuada pelo capitalismo financeiro, intensifica e agrava os problemas de desigualdades sociais no mundo, como a fome, o desemprego estrutural, a crise ambiental, econômica e política, a xenofobia e o racismo.

Quais os problemas agravados pela concentração fundiária?

A desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais.

Que consequências a concentração de terras traz para a questão agrária brasileira?

Com a concentração de terras, muitas pessoas (principalmente os mais pobres) se viram obrigadas a mudar para a cidade, causando o que chamamos de "êxodo rural". Este fenômeno é responsável pelo "inchamento" das cidades, que suportam cada vez mais pessoas em espaços que não aumentam no mesmo ritmo.

Quais as consequências da concentração de terras no Brasil?

Resposta. Resposta: A concentração fundiária é a concentração da propriedade de terras na mão de um grupo pequeno de pessoas, de modo que as suas consequências para o país são a existência de milhões de pessoas que desejariam ter um pedaço de terra para trabalhar e não podem, pois as terras pertencem a outras pessoas.

Em que consiste a reforma agrária quais consequências a sua efetivação pode trazer para a configuração do espaço agrário brasileiro?

Reforma agrária é o termo utilizado para designar a redistribuição fundiária (agrária ou de terras) em um Estado. ... Os latifúndios fazem com que a terra não tenha seu valor social cumprido e acarretam a desigualdade social ao servirem apenas como fonte de enriquecimento para especuladores de imóveis.

Qual é o conceito de reforma agrária?

Desse modo, reforma agrária seria: O conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.

Quais são os benefícios da reforma agrária?

Reforma Agrária: benefícios para o Brasil

  • Democratização das terras no Brasil;
  • Maior produção e diversificação de alimentos;
  • Mais geração de postos de trabalho;
  • Mais práticas agroecológicas e sustentáveis;
  • Alimentos mais saudáveis;
  • Diminuição da inflação;

Por que algumas grandes propriedades são chamadas de latifúndios?

Um latifúndio é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos. ... O latifúndio tem sido tradicionalmente uma fonte de instabilidade social, associada à existência de grandes massas de camponeses sem terra.

Quem são os maiores donos de terra no Brasil?

As nacionalidades que têm maior porção de terras brasileiras são portugueses (643,8 mil hectares), japoneses (358 mil hectares), libaneses (259,3 mil hectares) e italianos (136,6 mil hectares).

Quais são os maiores latifundiários do Brasil?