Som confuso e prolongado de muita gente a falar. 2. Rumor, tumulto, desordem.
substantivo masculino Ruído confuso proveniente de várias pessoas que falam ao mesmo tempo, em voz baixa; murmurinho. Ruído das águas que correm, dos ventos que agitam as folhas. Ação ou efeito de murmurar, de falar baixinho, de sussurrar; sussurro, burburinho, murmuração.
adjetivo Característica de quem fala pouco; calado: aluno taciturno. Que é fúnebre ou que relembra pensamentos sobre a morte. Que não tem um bom humor; que expressa aborrecimento; aborrecido. [Figurado] Acometido por uma tristeza ou por uma sensação de descontentamento: seu semblante taciturno entristeceu o evento.
Significado de Bobo substantivo masculino Quem vive fazendo graças, zombarias e bobagens; tolo. Pessoa que se comporta de modo incoerente, sem lógica; idiota. Quem apresenta simplicidade e ingenuidade; simplório.
Expressão utilizada no norte e nordeste do país, que significa espanto.
Gota serena (ou gota-serena) é uma expressão popular da região Nordeste do Brasil, cujo significado pode ser para indicar surpresa ou admiração, se referindo a algo muito bom, ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.
Significado de bobonica: Gíria usada para se referir a uma pessoa muito boba e de atitudes boba...
Febre do rato é uma expressão típica do Nordeste, que significa estar "fora de controle". Se aplica ao personagem principal, Zizo, um poeta anarquista que publica um jornal que tem o mesmo nome que o filme.
Os sintomas mais comuns da mordida de rato, que geralmente ocorrem três a dez dias após um rato infectado morder uma pessoa, são dor, vermelhidão, inchaço local e, se ocorrer uma infecção secundária à mordida, pode haver a presença de pus na ferida.
EXPRESSÕES Peste bubônica , Med : peste causada pela bactéria Yersinia pestis , transmitida ao homem por pulgas que parasitam ratos, caracterizada por inflamação dos gânglios linfáticos, febre alta e calafrio, dor de cabeça e delírios; bubônica, febre de caroço.
É uma pessoa ruim de péssima reputação.
A expressão "filho da mãe" tem conotação ofensiva. É utilizada como palavrão. Com significado pejorativo, serve para desqualificar a mãe de alguém. Às claras uma critica à sua vida sexual.
A peste negra é como ficou conhecida a peste bubônica, doença causada pela bactéria Yersinia pestis, que atingiu o continente europeu em meados do século XIV. Os historiadores acreditam que a doença surgiu em algum lugar da Ásia Central e foi levada por genoveses para o continente europeu.
Toda forma de corrupção moral ou física. Algo mórbido, funesto, que lembra a morte.
A transmissão da peste bubônica ocorre através de ratos que apresentam pulgas infectadas com a bactéria causadora da doença. A bactéria é transmitida aos humanos por meio da picada das pulgas. Com o avanço e agravamento da doença ela também é transmitida por espirros, saliva e contato com feridas das pessoas doentes.
A Peste Bubônica é uma das três doenças causadas pela bactéria Yersinia pestis: as outras duas são peste septicêmica e peste pneumônica. O microrganismo é transmitido principalmente por pulgas que atingem animais de pequeno porte, como ratazanas.
1894: Alexandre Yersin descobre o bacilo da peste bubônica.
A principal medida para prevenção da peste é identificar os locais onde a doença está ativa e avisar os órgãos públicos responsáveis, como a prefeitura. Deve-se evitar o contato direto com pessoas infectadas, principalmente se houverem feridas expostas de peste bubônica ou se ela está infectada com a peste pneumônica.
Em 1894, o cientista franco-suíço Alexandre Yersin e o japonês Shibasaburo Kitasato finalmente identificaram o bacilo da doença. Dois anos mais tarde, o russo Waldemar Haffkine criou uma vacina contra a peste, e, em 1898, Yersin usou os primeiros soros antipestosos em seres vivos.
Anunciada como "o remédio da gripe espanhola", a Grippina era produzida pelo laboratório de Alberto Seabra, um famoso médico homeopata paulista. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, era bastante respeitado pelas autoridades, que inclusive recomendavam o uso de sua fórmula.
Esses agentes foram descobertos quando biólogos colheram amostras genéticas em covas de pessoas que haviam morrido com a doença.
A teoria mais aceita fala que a gripe espanhola surgiu em campos militares no interior dos Estados Unidos. A pesquisadora Christiane Maria Cruz de Sousa afirma que a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio, entre março de 1918 e maio de 1919|1|.
A "cloroquina" da gripe espanhola.