''Conhecer” um objeto significa estar apto a descrever suas características visíveis e invisíveis em relação a outros objetos do mesmo ambiente.
O processo de conhecimento é a fase em que ocorre toda a produção de provas, a oitiva das partes e testemunhas, dando conhecimento dos fatos ao juiz responsável, a fim de que este possa aplicar corretamente o direito ao caso concreto, com o proferimento da sentença.
Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
Resposta correta: O conhecimento científico caracteriza-se por ser um conhecimento real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. ... Resposta correta: O conhecimento empírico caracteriza-se por ser um conhecimento valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.
O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.
O conhecimento científico, retomando-o novamente, é produzido/construído a partir de pressupostos estabelecidos historicamente pela comunidade científica, tomando como base a análise dos fenômenos de forma sistemática, imparcial e seguindo a metodologia estabelecida (Córdula, 2015).
A pesquisa gera a produção de conhecimento, visto que para se chegar a resolução de problemas oriundos na pesquisa deve-se desenvolver a produção de conhecimento.