Adotamos como pós-operatório tardio o período compreendido após a alta do paciente da assistência hospitalar(9,16). É um período de “difícil determinação”, em que a diminuição da atenção ao paciente pode aumentar as chances de aparecimento de complicações(9,16-17).
As complicações mais importantes e mórbidas são a atelectasia pulmonar, a insuficiência respiratória, a exacerbação de condições respiratórias pré-existentes e o tromboembolismo pulmonar. A função pulmonar é alterada simplesmente pela realização de um procedimento cirúrgico.
Podendo ser subdividido em:
O objetivo do ato cirúrgico é melhorar a saúde dos pacientes. O perioperatório é o lapso de tempo que envolve o ato cirúrgico. Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.
Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...
Principais Cuidados de enfermagem no pré-operatório
No período pós-operatório imediato, foco do estudo, considerou-se as seguintes intervenções de enfermagem independentes: movimentar o paciente lentamente, evitando movimentos bruscos; controlar a dor; encorajar respiração profunda e lenta; evitar a hipotensão; evitar máscara de oxigênio apertada; controlar os fatores ...
Depois de uma cirurgia alguns alimentos devem ser evitados como frituras, alimentos gordurosos, condimentos, embutidos, alimentos enlatados, carne de porco, doces, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, pois dificultam a circulação do sangue e atrasam o processo de cicatrização.
Exemplos: açafrão, alecrim, alho, canela, cebola, coentro, louro, manjericão, orégano, páprica, tomilho, entre outros. Aumento do consumo de fibras, principalmente das fibras solúveis (encontradas na maçã, frutas cítricas, aveia e linhaça).
Para auxiliar numa boa cicatrização, a recomendação é ingerir mais carnes, cereais, fígado e derivados de leite, que são ricos em zinco. Ingerir carne vermelha e branca, leite com cereais matinais (com pouca adição de açúcar) podem ser interessantes para acrescentar na dieta do pós-operatório.
Use o ovo como fonte de proteína Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.
Reimoso, segundo a cultura popular brasileira, é denominação dada a alguns alimentos que "fazem mal" aos doentes. Carne de porco e derivados, carneiro, jacaré, pato, crustáceos em geral, ovo e até melancia são considerados reimosos.
O ovo é remoso, por exemplo, além de outros alimentos que veremos a seguir. Segundo a nutricionista Lúcia Endriukaite, os alimentos remosos podem estar relacionados a alergia ou processos inflamatórios em algumas pessoas, que podem apresentar sintomas como pruridos, diarreia e intoxicação.
Um bom tratamento caseiro consiste em comer 1 dente de alho cru por dia. Esse cuidado deve ser começado logo nos primeiros sinais de herpes e deve ser mantido até a sua cura. Mas além disso, existem outros remédios caseiros feitos com Jambú e Erva Cidreira, por exemplo, que ajudam a curar as bolhas na boca mais rápido.
O tratamento é paliativo, utilizando analgésicos para diminuir a dor. “Anti-inflamatórios ou corticóides locais podem ser prescritos para acelerar o processo de cicatrização, assim como a laserterapia”, acrescentam os professores.
1. Pomadas