Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. ... Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).
Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.
Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto.
Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) Também chamado de bitransitivo, é o verbo que não tem sentido completo e que precisa de objeto direto e indireto.
Quando essa relação acontece sem a presença de preposição entre o verbo e seus complementos, o verbo é classificado como transitivo direto. ... Assim, em relação à transitividade verbal, os verbos podem ser: transitivos diretos (V.T.D.), transitivos indiretos (V.T.I.), transitivos diretos e indiretos (V.T.D.I.)
VTD(verbo transitivo direto),que é quando o complemento do verbo não vem preposicionado,como,por exemplo,"eu comi um sanduíche",portanto um é artigo e também o VTI(verbo transitivo indireto),que é quando o complemento do verbo vem preposicionado. Por exemplo:"A empresa precisa de operários".
Onde - Esse pronome indica sempre a ideia referente a lugar, exercendo, portanto, a função de ajunto adverbial de lugar.
Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. É em torno desses dois elementos que as orações são estruturadas. O elemento a quem se declara algo é denominado sujeito. Na estrutura da oração, o sujeito é o elemento que estabelece a concordância com o verbo.
Toda oração é formada por termos chamados essenciais, o sujeito e o predicado. Sujeito: é o termo sobre o qual se declara alguma coisa; ... Predicado: é tudo aquilo que se declara do sujeito.
O sujeito e o predicado são as partes primordiais na constituição de uma oração e são intrinsecamente relacionados um ao outro.