A punção lombar é um procedimento que, geralmente, tem por objetivo a coleta de uma amostra do líquido cefalorraquidiano que banha o cérebro e a medula espinhal, através da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar até atingir o espaço subaracnoideo, que é um espaço entre camadas que revestem a ...
Quando uma mulher realiza o autoexame das mamas e sente um carocinho ou, ainda, quando os resultados da mamografia e do ultrassom das mamas indicam suspeita de câncer de mama, o médico pode solicitar um exame chamado de biópsia de aspiração ou punção aspirativa.
Então, são aspiradas de três a seis amostras de tecido, e estas amostras são encaminhadas ao laboratório para análise anatomopatológica. A diferença da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) para a core-biopsy é que esta última utiliza uma agulha mais grossa.
A biópsia de fragmento com agulha ou core biopsy consiste na retirada de fragmentos de tecido, com uma agulha de calibre um pouco mais grosso que da PAAF, acoplada a uma pistola especial. O posicionamento da agulha de biópsia poderá ser guiado por ultrassom, mamografia ou ressonância magnética.