Significado de Oneroso adjetivo Que ocasiona, impõe ou está sujeito a ônus; que está relacionado aos encargos e/ou obrigações. Que tende a ser dispendioso; que causa muitos gastos ou despesas. [Figurado] Que provoca incômodo; que pode oprimir ou sufocar; molesto.
É sinônimo de dispendioso. Por exemplo, um curso oneroso, uma viagem onerosa, etc. O significado de oneroso também é utilizado para designar aquilo que é incômodo, que oprime, sufoca ou sobrecarrega. Oneroso é um termo jurídico utilizado para classificação de contratos.
A cada real investido no fornecimento de medicamentos, o governo gasta cinco reais para tratar as morbidades relacionadas a medicamentos (MRMs). As mais onerosas são as causadas por reações adversas (39,3% dos gastos), pela não adesão ao tratamento (36,9%) e pelo uso de doses incorretas (16,9%).
Implica que uma obrigação foi dada à alto custo.
Já a expressão oneração significa impor ônus, encargos ou obrigações. São os casos, por exemplo, da hipoteca, do penhor, da anticrese, do usufruto.
Onerar significa sobrecarregar; impor ônus, acréscimo ou despesas excessivas sobre algo ou alguém. Onerar também pode significar oprimir, ou envergonhar algum indivíduo, uma vez que quando se sobrecarrega uma pessoa ela pode não aguentar a pressão e acabar se sentindo ofendida e chateada com determinada situação.