Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... A protocooperação é uma relação do tipo interespecífica harmônica.
A protocooperação ou mutualismo facultativo é uma relação ecológica harmônica em que todos os participantes são beneficiados, podendo viver de forma independente, sem sofrerem prejuízos. As relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos.
A protocooperação é a relação ecológica em que ambos os indivíduos se beneficiam, porém essa relação não é obrigatória (ao contrário do mutualismo). ... Já no comensalismo, a relação beneficia um indivíduo e deixa o outro neutro.
Mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação. Por ocorrer entre indivíduos de espécies diferentes, é uma relação denominada de interespecífica, e, por beneficiar todos os envolvidos, recebe a denominação de relação harmônica.
É um dos princípios básicos do seguro. Representa a contribuição de várias pessoas, expostas aos mesmos tipos de risco (massa de segurados), para a formação de um fundo comum, composto pela soma dos prêmios pagos à seguradora.
Mutualismo é a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente, o que pode acontecer em várias modalidades: ... Cooperação ou comportamentos cooperativos são termos usados para descrever comportamentos de organismos que são beneficiais a outros membros da mesma espécie.
a) Mutualismo é um tipo de associação permanente entre seres vivos de duas espécies distintas, com benefício para ambos. ... Pode ocorrer entre organismos de mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. d) No parasitismo, um indivíduo, denominado parasita, associa-se a outro indivíduo, chamado hospedeiro.
Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. Tal tipo traz benefícios a todos os envolvidos, sendo classificado como relação harmônica. São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins.
Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.
→ Predatismo: um indivíduo mata outro para alimentar-se. Ex.: serpente e rato. → Parasitismo: o parasita retira do corpo do hospedeiro nutrientes para garantir a sua sobrevivência, debilitando-o.
A sociedade é composta por organismos da mesma espécie onde cada indivíduo ajuda o outro. Caso isole um membro da sociedade ele conseguirá sobreviver sem ajuda. Na colônia praticamente a mesma coisa, um ajuda ao outro, porém caso isole um membro da colônia o mesmo não conseguirá sobreviver sozinho.
Comentário: No mutualismo ambos se beneficiam da associação que é tão profunda que se torna essencial a sua sobrevivência. No caso do gado bovino e microrganismos, a relação é fundamental para a existência das espécies.
Qual o tipo de interação interespecífica existente entre o gado bovino e os micro-organismos que vivem em seu aparelho digestório? a) parasitismo.
As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
O comensalismo é um tipo de relação ecológica interespecífica, pois ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. ... Nesse tipo de relação ecológica não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas, lembrando que apenas um dos organismos envolvidos se beneficia.
Resposta. O nome é '' competição intraespecífica'', onde os indivíduos competem pelos mesmos recursos do meio em que vivem.