EQST

O Que Presença De Clulas Endocervicais E Metaplasicas?

O que é presença de células Endocervicais e Metaplasicas?

A presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção, tem sido considerada como indicador de qualidade do exame, pelo fato de se originarem do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres de colo uterino.

O que significa Metaplasico no preventivo?

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

O que significa células escamosas glandulares e Metaplasicas?

A metaplasia escamosa é uma alteração benigna do tecido que reveste o útero, em que as células uterinas sofrem transformação e diferenciação, fazendo com que o tecido tenha mais de uma camada de células alongadas.

O que é metaplasia Cite um exemplo?

Metaplasia é uma alteração reversível, onde em certas condições anormais, um tipo de tecido, epitelial ou mesenquimal, pode se transformar em outro. ... Epitelial glandular: ocorre, por exemplo, quando há a substituição do epitélio colunar mucoso da endocérvice do trato reprodutivo feminino.

O que é metaplasia intestinal do tipo completa?

A metaplasia intestinal é uma condição em que as células do estômago estão em processo de diferenciação, ou seja, é o conjunto de pequenas lesões encontradas a partir da realização de endoscopia e biópsia e que são consideradas pré-cancerosas, que têm potencial para se tornar câncer de estômago.

O que é metaplasia epidermóide?

A metaplasia epidermoide significa que o padrão normal da célula se encontra alterado, mas não tem a ver com maior risco para o desenvolvimento do câncer de colo uterino, diretamente.

O que significa cervicite crônica com metaplasia epidermóide?

A cervicite crônica é uma irritação constante do colo do útero, que afeta principalmente as mulheres em idade fértil. Essa doença provoca dor no útero, inchaço e vermelhidão na vagina, podendo haver também corrimento amarelado ou esverdeado, quando está sendo causada por alguma DST.

O que é uma displasia óssea?

A displasia óssea é descrita como uma desordem benigna de desenvolvimento ósseo, caracterizada pela substituição de osso normal por uma proliferação excessiva de tecido conjuntivo fibroso.

O que causa uma displasia óssea?

O desenvolvimento da displasia fibrosa é causado por uma mutação em um gene chamado GNAS1, que é ativo em células ósseas. Esta mutação genética faz com que as células ósseas depositem tecido fibroso em vez de osso saudável. Ao contrário de muitas outras doenças genéticas, esta não é hereditária.