crossorigin="anonymous">
O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”.
Igualdade de todos perante a lei. Equivalente de liberdade civil. A igualdade civil não implica a igualdade política, porque se pode ter o pleno gozo dos direitos civis e não ter o exercício total ou mesmo limitado dos seus direitos políticos.
O direito à diferença, contudo, já pressupõe a existência de um padrão, pois ao se pressupor que algo é diferente, perguntamos “diferente de que?”. O Direito passa a reconhecer os movimentos étnicos e sociais, garantindo a participação na sociedade, porém lembrando-se da existência de um padrão.
Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Os direitos humanos regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles.
Trata-se, entretanto, de um direito que visa proteger algo além da honra, mas o respeito pela imagem, ideias, experiências sociais, convicções religiosas, morais e sociais, que diferenciam a pessoa e aos mesmo tempo a qualificam. ...
Existe uma distinção sutil envolvida nesses dois contrastes. Quando consideramos o par “igualdade x diferença” (ou “igual” x “diferente”), temos algo da ordem das modalidades de ser: uma coisa ou é igual à outra, pelo menos em determinado aspecto, ou então dela difere.
Por um lado, Igualdade opõe-se a Diferença, mas, por outro lado, contradita- se com Desigualdade. ... Quando se considera o par igualdade x Diferença (ou igual x dife- rente), tem-se à vista algo da ordem das essências: uma coisa ou é igual à outra (pelo menos em um determinado aspecto) ou então dela difere.
Em geral, a igualdade está baseada na ideia de não discriminação entre as pessoas, enquanto a equidade se fundamenta tanto na igualdade como no senso de justiça.
No que tange aos temas igualdade, diferença, desigualdade e identidade, Saffioti (2015) afirma que, ... O par da diferença é a identidade. Já a igualdade, conceito de ordem política, faz par com a desigualdade. As identidades como também as diferenças, são bem-vindas.
Significado de Diferença substantivo feminino Qualidade do que é diferente; dessemelhança. Que é capaz de distinguir uma coisa de outra. Sem igualdade; desprovido de semelhança. Em que há diversidade ou variedade; modificação.
Essa ligação foi criada a partir do momento em que as maiorias criaram preconceitos sobre as minorias, agregando valores negativos as pessoas que são julgadas como diferentes, e isso se reflete na idade de inferioridade das pessoas que são diferentes. Isso é bastante comum com a diferença de cor ou de religião.
Podemos utilizar os verbos diferenciar ou diferençar sempre que quisermos referir o ato de estabelecer a diferença entre coisas e pessoas, ou seja, distinguir e discriminar. A palavra diferenciar é a mais utilizada e socialmente aceita. Contudo, a palavra diferençar é sinônimo de diferenciar, sendo igualmente correta.
Resposta. Ambos significa "os dois" ou "um e outro"; Ambas é o feminino: "as duas" ou "uma e outra".
Significado de Distinguir verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Entender ou perceber a diferença entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra; diferenciar: distinguir as cores; distinguir o vermelho do verde; distinguia-se pela criatividade.
Em uma subtração a – b = c, a é chamado minuendo, b é chamado subtraendo e c é chamado resto ou diferença. O número c é o resultado da subtração.